quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Ensilagem

PARCERIA ENTRE EMATER E PREFEITURA DE JANDUÍS MELHORA QUALIDADE DA ALIMENTAÇÃO DE REBANHOS

Tecnologia aplicada na zona rural de Janduís está melhorando a qualidade da alimentação dos rebanhos locais. A ensilagem vem sendo implantada graças ao trabalho de mobilização e sensiblização vem sendo realizado pela Emater e Prefeitura de Janduís, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos.

De acordo com Edmilson Jales, técnico da Emater em Janduís, são práticas de melhor convivência com o semi-árido que amenizam a mão-de-obra humana e os gastos com alimentação animal no período mais crítico do ano.

A técnica consiste na reserva de folhagens, através de ensilagem de culturas de sequeiro de capim elefante, sorgo e milho para alimentação dos rebanhos bovinos, caprinos e ovinos. O trabalho vem sendo desenvolvido de forma coletiva com parceria de ONG’s, Prefeitura de Janduís, Governo do Estado, através da Emater, no sentido de intensificar essa tecnologia considerada fundamental para o meio rural do Município que “dispõe de um potencial muito elevado na agropecuária”, completa Edmilson.

Em Janduís são atendidas 17 comunidades com 22 agricultores envolvidos nesse trabalho. A expectativa do técnico da Emater é que esse trabalho se intensifique em 2010 com a articulação de novas parcerias com o objetivo de atrair mais agricultores para essa nova tecnologia.

O secretário de Agricultura, Almeida Neto, informa que a Prefeitura está apoiando esse trabalho na zona rural garantindo a infraestrutura com trator e combustível, enquanto a Emater garante a máquina ensiladeira e o apoio técnico. Os agricultores de Janduís também entram com mão-de-obra. Janduís conta atualmente com 25 silos implantados em diversas comunidades e mais de 270 toneladas de ensilagem armazena com milho, sorgo e capim elefante.

Nenhum comentário: