Na madrugada de sábado, 19 de fevereiro, para domingo, a população de Municípios das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem atrasar os relógios em uma hora. É o fim do horário de verão, que teve início no dia 17 de outubro de 2010.
A medida é tomada sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda por energia, que é resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. A mudança de horário ocorre sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.
Durante o verão, os dias têm maior duração por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada com o horário diferenciado.
Economia
Segundo o Ministério de Minas e Energia, nos últimos dez anos, a adoção da medida proporcionou uma redução média de 4,7% na demanda por energia no horário de maior consumo. Em 2009, a redução na demanda de energia elétrica no horário de verão foi de aproximadamente 4,4% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e de 4,5% na Região Sul.
A expectativa do Ministério é que haja uma redução de até 5% na demanda de energia elétrica nos horários de pico nessas regiões.
Agência CNM com informações da Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário