segunda-feira, 23 de março de 2009


JANDUÍS PERDE PROFESSOR DAMIÃO COSME GURGEL

A Prefeitura Municipal de Janduís comunica com bastante pesar o falecimento do Professor Damião Cosme Gurgel na noite de hoje, segunda-feira, 23 de março de 2009, e expressa seus sentimentos a familiares, amigos, alunos e colegas de trabalho.

Professor Damião assumiu a Chefia de Gabinete da atual Administração em janeiro de 2005. No final de 2008 afastou-se para cuidar da saúde e, infelizmente, não teve a oportunidade de retornar ao cargo que exerceu com humildade, inteligência e competência.

A Administração Municipal vai declarar Luto Oficial pelo falecimento do Professor Damião a partir desta terça-feira, 24 de março de 2009.

12 comentários:

Anônimo disse...

Conheci Professor Damião no ano de 2004. A partir de janeiro de 2005 tive a grata oportunidade de trabalhar em parceria direta com a Chefia de Gabinete, que ele exercia com muita sabedoria. Sempre antenado, Professor Damião me passava informações importantes que, geralmente, tornavam-se pautas para a Imprensa. Chamava a atenção seu perfil tranquilo, amigo e orientador. Nas reuniões, ele era nosso porta-voz. Sempre sabia dizer palavras que precisavam ser ditas. Uma alma pura que transmitia seriedade, serenidade e competência. Janduís hoje está de luto, pois perdeu um dos seus grandes homens.

Descanse em paz, Professor Damião.

Do amigo, Raildon Lucena.

Anônimo disse...

Reporto-me ao grande Bertold Brecht que um dia disse “Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores. Há os que lutam muitos anos e são muito bons. Porém, há os que lutam toda a vida. Esses são os imprescindíveis”.
Professor Damião, meu irmão na fé e amigo particular deixa um grande legado para o povo janduiense. Eu diria até que a nossa cidade, está orfã, perde um dos homens de maior presteza e inteligência que já conheci na vida. Homem simples, grande amante da sabedoria. Partilhei com ele muitos momentos de trabalho, dúvidas e sugestões. Muito do que aprendi devo aos ensinamentos e conselhos dele. A sua família perde um líder, a educação perde um grande mestre, a administração perde suas idéias e seus projetos, feitos com tanta perfeição e, assim sendo, a cidade empobreceu.
Sua oratória era uma lição de vida e ensinamento para todos nós; Sua vida, um sinal vivo de amor, atenção e respeito aos janduienses.
Vá em paz amigo, que Deus lhe dê o descanso merecido; Uma vida feliz e abençoada, que fora prometida a todos os homens e mulheres justos e de boa vontade! E aos seus familiares, que sentem sua partida, desejo que vos consoleis uns aos outros na fé que temos em Deus e na certeza da vida eterna!

Meus sentimentos, em meu nome e de toda a minha família!

Cultura de Janduís RN disse...

Janduís vai sentir falta de um de seus íncones da Educação, da cultura e das famosas anedotas da vida. Professor Damião significou o avanço pras mais variadas gerações de alunos de Janduís e doou seu aprendizado há muitos que se proximaram quando foi administrador da cidade na qualidade de Chefe de Gabinete, ao lado de Salomão Gurgel.

Professor,
Vou sentir demais sua falta e na certeza, vou aplicar tudo aquilo q me ensinou com prazer e com os olhos voltados para o futuro.

Que Deus te ilumine e guie!

Anônimo disse...

caros colegas, em poucas palavras vou expressar e relatar um pouco sobre um homem pequeno em estratura, porem grande em humoldade, competência e inteligência, professor Damião Cosme Gurgel, tive a oportunidade de estudar com mesmo, e apartir de 01 de novembro de 2007 tive o prazer de receber de suas mãos a portaria de nomeação para o cargo que hora oculpo. também esteve presente em varios eventos realizados na nosso Igreja Evagelica Assembléia de Deus, trazendo a sua palavra, em muitas ocasiões representando a Pessoa do Sr. Prefeito Dr. Salomão. estamos tristes com perca de um grande homem. meus sentimentos, em meu nome minha familia,equipe da SEMSAB e da Igreja Evangelica Assembleia de Deus na pessoa do Pastor Francisco deAssis Arruda de Melo.

Anônimo disse...

Existem pessoas cometas e pessoas estrelas.
As pessoas cometas passam por nossas vidas e as pessoas estrelas permanecem brilhando em nossos corações.

Com com toda certeza PROFESSOR DAMIÃO foi uma pessoa estrela.

Meus sinceros sentimentos.

Sineide Régis disse...

ENCONTRO COM A MORTE!
Para pessoa de fé, o que parece morte se torna mais vida, vai para a "Casa do PAI". Daí a expressão tão bela, ADORMECER EM CRISTO. São Paulo nos diz: "Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também os que morrem em Jesus, Deus há levá-los em sua companhia"(1Ts 4,14). Ao nosso eterno Prof. Que com sua cumplicidade e compreensão de aceitar o outro de forma sábia nos deixa boas lembranças. Recordo-me do apoio que mim deste no início do meu trabalho nessa administração, sua mente brilhante de enxergar nas pessoas suas capacidades de vencer os obstáculos, isso é registro e ficará em nossas mentes. Obrigado pelo apoio e pelas doces palavras.
Descanse em paz, vc é a criatura dos olhos do PAI.

Unknown disse...

Janduís está consternada com a partida do ínclito e insigne Professor “Damião Gurgel”, para os que não o conheceu, era assim que gostava de interpelado, admirado não só por mim como também por todos janduiense, pela sua inteligência, competência, humildade e em especial sua paciência de ouvir a todos que chegavam a te, sem fazer distinção de raça ou classe social. Portanto, fica entre nós um vazio, mas ao mesmo tempo nos confortamos a partida do nosso Professor, por ter a certeza que logo ele estará junto ao Deus Pai.
Do amigo e primo, Gaspar Brilhante

Anônimo disse...

A Academia Açailandense de Letras manifesta seu pesar pelo falecimento do eminente prof. Damião Gurgel, homem culto que apreciava as letras e a Língua Portuguesa. Com certeza a alegria, as tiradas e seu jeito único de contar piadas irão permanecer em nosssa memória.
À família do ilustre professor ofereemos nossa solidariedade e, ai mesmo tempo, nossas condolências.
João Bosco Gurgel
Presidente das AAL

Edgar disse...

O professor Damião também deixou sua marca positiva na cidade de Upanema, quando trabalhou no ano de 2004 lecionando na Escola Estadual José Calazans Freire.
Tive a oportunidade de ser colega de trabalho do professor Damião, sentindo nele um homem íntegro, honesto e capacitado.
Não só Janduís sente a falta de Seu Damião, mas, acredito que um grande leque de amigos que ele fez por onde passou.

EWERTON ESTEVÃO disse...

PRESTO AQUI MINHAS CONDOLÊNCIAS A FAMÍLIA GURGEL,E EM ESPECIAL AO GRANDE PROFESSOR DAMIÃO, FIGURA HUMANA E DE UM CARÁTER INIGUÁLAVEL.

DESCANCE EM PAZ
PROFESSOR DAMIÃO

Angélica Lima disse...

Meu Mestre, meu Amigo

Agradeço por tudo que me ensinou e pelas orientações precisas no meu trabalho. E, enfim, pelo nome que deu à minha filha.

Obrigada! Meu amigo.
Fique com Deus

Lourinalda Gurgel disse...

Hoje faz oito dias do sepultamento do corpo do Professor Damião. Por motivos superiores, conhecidos pela população de Janduís, não pude comparecer ao seu velório e ao seu enterro. Uma lembrança muito forte do nosso contato diário, nos anos de 2005 e 2006. Eu, como Secretária de Administração, ele, como Chefe de Gabinete. Assim, eu pude conhecer bem de perto as grandes qualidades e as virtudes do Professor Damião. Em algumas raras ocasiões, ele me informou sobre o seu sofrimento físico e emocional. Mas, eu nem precisei oferecer soluções, porque ao expor-me o problema ele já tinha a solução: "entrego tudo a Deus, na certeza de que Ele não vai me dar o frio mais forte do que o cobertor". Como não pude ver o seu corpo inerte, guardo as melhores lembranças de um homem tranquilo, competente e altamente comprometido com o trabalho que só benefícios traz para o povo de Janduís. E Janduís inteiro chorou a sua morte. E os que o amavam e o respeitavam agradecem a Deus pela sua vida entre nós. Eu estou entre eles.