ALUNOS MATRICULADOS NO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PODEM PARTICIPAR DA PROVINHA BRASIL
Crianças matriculadas no segundo ano do ensino fundamental terão a possibilidade de participar da segunda edição da Provinha Brasil, uma iniciativa do Governo Federal, cujo objetivo é diagnosticar o nível de alfabetização dos alunos ainda no início do processo de aprendizagem. A segunda edição da Provinha Brasil poderá ser aplicada em todas as escolas públicas do país. A adesão das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal é voluntária. Os gestores interessados na aplicação do teste podem acessar a página eletrônica do Inep para fazer a adesão da sua rede e o download dos kits da prova.
A data sugerida pelo Inep para a aplicação do teste é entre a segunda quinzena de novembro e dezembro de 2010.
As provas serão aplicadas e corrigidas pelos próprios professores das redes públicas. Assim como na primeira edição, serão avaliadas habilidades relativas ao processo de alfabetização e letramento inicial dos alunos.
Lançada no primeiro semestre de 2008, a Provinha Brasil é um instrumento de avaliação da alfabetização elaborado pelo Inep com o objetivo de possibilitar a realização de um diagnóstico do nível de alfabetização das crianças das redes públicas de ensino após um ano de escolaridade.
Sua elaboração está prevista no Compromisso Todos pela Educação, do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação. Com esta avaliação, o MEC tem o intuito de oferecer aos gestores públicos e aos professores de suas redes informações sobre o nível de alfabetização dos alunos, logo no começo do processo de aprendizagem, permitindo assim intervenções com vistas à correção de possíveis insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita.
O Inep irá disponibilizar, todos os anos, duas versões da Provinha Brasil. A primeira no início do ano e a segunda para ser aplicada no término do ano letivo. Os testes permitirão aos gestores das redes, diretores de escola e professores comparar os dados e observar a evolução dos alunos no processo inicial de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário