quarta-feira, 18 de maio de 2011

JANDUÍS REALIZA GRANDE MOBILIZAÇÃO NO 18 DE MAIO

Encerramento da campanha do 18 de maio. Foto: Blog do Grupo Conviver
Uma grande mobilização marcou o final da programação do Dia 18 de Maio, em Janduís. Desde o último dia 13 que o Município promove várias atividades de conscientização com pais, alunos, professores e a sociedade civil como um todo.

Vários parceiros contribuíram para o êxito da programação, tais como: a Prefeitura de Janduís, Conselho Tutelar, CRAS I e II, PDA Carnaúba, PETI e Projovem, Informarte, Ciranduís e Filhos do Sol.

Com o tema "Faça bonito! Cuide bem de nossas crianças", a programação diversificada incluiu palestras, visitas às escolas, passeio ciclístico,apresentações culturais, reunião com pais, oficinas nas zonas urbana e rural, exibição de documentários educativos, entre outras atividades.

A programação buscou, entre outras coisas, alertar a população sobre a importância de se criar uma rede de proteção para as crianças e os adolescentes de Janduís. Esse é o terceiro ano consecutivo que a campanha é realizada.

Estudantes de Janduís participam da campanha. Foto: A Voz de Janduís
Por que dia 18 de Maio?

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual foi criado em 2000, pela Lei Federal N°. 9970/00. Esta data foi escolhida, pois neste mesmo dia, em 1973, Araceli Cabrera Sanches, uma menina de oito anos foi seqüestrada, drogada, espancada, estuprada e assassinada por filhos da alta sociedade de Vitória, no Espírito Santo. O caso, que comoveu todo o país e em 2011 completa 38 anos, permanecendo impune.

Objetivos da Campanha

O objetivo da Campanha é a aproximação da população ao enfrentamento da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes. A flor, símbolo da Campanha, assim como as crianças e adolescentes, exige cuidados e defesa para crescer de forma saudável e protegida.

A Campanha 18 de Maio, é realizada pelo terceiro ano na cidade de Janduís, contando com a participação de toda a comunidade, e assim, somando forças na garantia dos direitos de nossas crianças e adolescentes.

Denúncias

A denúncia contra os agressores sexuais, pode ser feita na Delegacia de Polícia, Ministério Público, Conselho Tutelar ou através do disque 100, que trata-se da central de atendimento sobre denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes, a ligação é gratuita e pode ser feita de forma anônima. É importante que o denunciante ofereça o máximo de informações possíveis.

Nenhum comentário: