Uma ótima notícia para o agricultor familiar do município de Janduís. A Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos informa que o Município garantiu 273 cotas para a safra 2010/2011, no programa Garantia-Safra.
De acordo com o secretário Emanuel Almeida, havia a possibilidade de serem disponibilizadas apenas 170 cotas para o município de Janduís, que seria o número apontado pelo Censo Agropecuário 2006 de agricultores familiares janduienses.
Segundo o secretários, dados da SEMARHI indicavam que esse número era bem superior. Diante dessa certeza, a Secretaria em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e a Emater enviaram ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) documentos que comprovaram que o número de agricultores familiares em Janduís já era bem superior aos dados divulgados há cinco anos.
Um dos documentos enviados ao MDA foi o Cadastro Municipal de Corte de Terras. O prefeito Salomão Gurgel também enviou ofício ao Ministério do Desenvolvimento Agrário afirmando que o Município seria prejudicado, caso fossem aprovadas apenas 170 cotas para o Garantia-Safra.
O resultado da análise de toda essa documentação garantiu as 273 vagas necessárias para as inscrições no programa; Com a boa notícia, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável vai se reunir na próxima sexta-feira (18) para homologar os cadastros feitos no ano passado.
Para o secretário de Agricultura a notícia garante o seguro-safra aos agricultores de Janduís. "A notícia é muito boa, pois o agricultor familiar do nosso Município poderá plantar sossegado. E, se por acaso, perder a plantação, por excesso ou falta de chuvas, o seguro será pago", afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário