segunda-feira, 1 de junho de 2009

BANCO DO BRASIL APRESENTA DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL A PRODUTORES DE JANDUÍS

O Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) é uma estratégia do Banco do Brasil, que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões onde o BB está presente, por meio da mobilização de agentes econômicos, sociais e políticos, para apoio a atividades produtivas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas, sempre observada e respeitada a diversidade cultural.

O projeto foi apresentado aos agricultores de Janduís, em reunião do Fórum de Movimentos Sociais Populares, realizada na sede do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Janduís. Presentes, o prefeito Salomão Gurgel Pinheiro, o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Almeida Neto, o coordenador de Agricultura, Dário Arruda, vereadores do PT, Emater, agricultores e produtores de dezenove comunidades rurais de Janduís.

O DRS foi apresentado pelo gerente do Banco do Brasil de Campo Grande, Júlio Celso. Ele explicou que o projeto visa contribuir para a geração de trabalho e renda e para adoção de práticas que permitam um salto de qualidade nos indicadores de desenvolvimento social e ambiental, com soluções sustentáveis, inclusivas e participativas.

O resultado que se espera alcançar é o desenvolvimento sustentável das regiões envolvidas, com a redução do analfabetismo a eliminação do trabalho infantil e do trabalho forçado, a capacitação profissional, o acesso à informação e à informatização.

Júlio Celso citou alguns projetos que recebem apoio do Desenvolvimento Regional Sustentável: o bordado de Caicó, que hoje é vendido direto para a Europa, e o projeto de piscicultura em Ceará-Mirim.

O Município, de acordo com o gerente do Banco do Brasil, está zoneado para a produção de biodiesel, através do cultivo do girassol, que está sendo implantado em algumas comunidades, mas que pode ser desenvolvido, Já a pecuária, outro ponto forte do Município também pode ser estimulada através do DRS. Janduís, segundo dados da Emater, possui quatro mil ovinos e bovinos vacinados e cadastrados.

Nenhum comentário: