quarta-feira, 3 de junho de 2009

MINHA CASA, MINHA VIDA: CASAS POPULARES TERÃO AQUECIMENTO SOLAR

Os mutuários do programa do governo federal “Minha Casa Minha Vida” com renda até três salários mínimos receberão as novas moradias com aquecimento solar para a água. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Caixa Econômica Federal assinaram nesta terça-feira (2), acordo que garantirá a instalação dos sistemas de energia solar. Família com renda entre três e seis salários mínimos que optarem pelos aquecedores solares terão uma linha especial de financiamento.

O Sistema de Aquecimento Solar (SAS) substituirá os tradicionais chuveiros elétricos, representando uma economia de até R$ 300 reais por ano na conta de luz do mutuário, além de contribuir para a redução das emissões de CO2, que agravam os efeitos das mudanças climáticas globais. O evento é parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente.

Um convênio com as companhias de eletricidade dos estados de Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte com o grupo Neo Energia garantirá os kits de eficiência energética, que incluem, além do SAS, geladeiras de baixo consumo e sem CFC (gás que destrói a camada de ozônio) e lâmpadas econômicas para as casas do programa. As próprias comunidades atendidas poderão fazer a instalação e manutenção dos sistemas de aquecimento. Trabalhadores que recebem o Bolsa Família passarão por um treinamento, o que contribuirá para a geração de empregos no setor.

Fonte: www.brasil.gov.br

Nenhum comentário: