segunda-feira, 1 de junho de 2009

AGRICULTORES INADIMPLENTES NO PRONAF NÃO TERÃO DIREITO A FINANCIAMENTO

Júlio Celso alertou que é preciso estar em dia com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) para adquirir os recursos do Desenvolvimento Regional Sustentável.

O gerente do Banco do Brasil ressaltou que as pessoas que não regularizarem a sua situação podem ter seus nomes inscritos na Dívida Ativa da União. Há ainda outros impedimentos no que diz respeito à aposentadoria rural e licença-maternidade.

A inadimplência no Pronaf nos quatro municípios que fazem parte da jurisdição do Banco do Brasil de Campo Grande, que além deste Município, compreende Janduís, Triunfo Potiguar e Upanema, chega aos 33%, índice considerado alto. Para regularizarem a situação, os agricultores que adquiriram recursos do Pronaf também devem passar por um laudo técnico, segundo Júlio Celso, para comprovarem o porquê de não terem feito o empréstimo na data estipulada.

O prefeito Salomão Gurgel considerou a situação preocupante. Para ele, os bons pagadores que realmente investiram na agricultura familiar estão sendo penalizados pelas pessoas que não honraram o empréstimo do Governo Federal.

“’É preciso encontrar uma solução para que os agricultores que fizeram seus empréstimos, tentando investir no processo produtivo, não sejam penalizados por aqueles que burlaram as normas da agricultura familiar e hoje desapareceram. A prefeitura de Janduís se predispõe a, junto ao Banco do Brasil, Emater, Movimentos Associativistas e Sindicato, a fazer uma depuração daqueles que não pagaram os empréstimos para que, dessa forma, as pessoas que querem investir na agricultura familiar tenham novamente acesso aos empréstimos”, completou o prefeito de Janduís.

Nenhum comentário: