quarta-feira, 28 de março de 2012

Equipes do Programa Saúde da Família passarão por avaliação de qualidade

As equipes do Programa Saúde da Família (PSF) passarão por um processo avaliativo. Até o próximo mês de junho, 18 mil equipes serão avaliadas com o propósito de verificar a qualidade e medir os resultados junto a todos os brasileiros. 

A proposta visa realizar entrevistas com a população e premiar as equipes que obtiverem os melhores resultados. Atualmente, são 32.625 equipes distribuídas por vários estados do Brasil. Cada equipe é responsável pelo acompanhamento de, no máximo, quatro mil habitantes. 

A média recomendada é de três mil habitantes de uma determinada área e estas passam a ter co-responsabilidade no cuidado à Saúde. O PSF foi lançado pelo Ministério da Saúde em 1994 com caráter organizativo e substitutivo, fazendo frente ao modelo tradicional de assistência primária baseada em profissionais médicos especialistas. 

Hoje, o programa é entendido como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de Saúde. Os métodos utilizados na avaliação ainda não foram especificados. Porém, já foi divulgado que as equipes do PSF, melhores avaliadas, poderão receber o dobro dos recursos repassados pela União.

Fonte: CNM

Nenhum comentário: