terça-feira, 14 de julho de 2009

AGRICULTORES TÊM NOVO PRAZO NO PRONAF

Os agricultores familiares e assentados da reforma agrária que estão inadimplentes no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) têm até 30 de outubro para ir aos bancos e aderir à renegociação das dívidas. A medida vale para os agricultores que estavam inadimplentes até 30 de abril de 2008.

O novo prazo foi concedido na última semana pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).Os interessados em pagar toda a dívida com desconto ou renegociar têm até 30 de novembro. Caso o agricultor opte pela renegociação, terá que pagar 1% do valor total da dívida até este prazo.

O diretor de Financiamento e Proteção da Produção da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), João Luiz Guadagnin, orienta que o agricultor precisa ir à agência onde tem o financiamento e assinar o pedido de renegociação ou liquidação.

"O banco deve fornecer uma cópia do pedido ao agricultor, pois esta é a prova de que fez o pedido dentro do prazo", avisa.Com a renegociação da dívida, mesmo que o financiamento já tenha vencido, será permitida a prorrogação da dívida sem a cobrança de juros pelo período em atraso, ou seja, serão cobrados apenas os juros normais do financiamento.

O mesmo prazo (30 de outubro) também foi concedido aos agricultores que têm dívidas coletivas para que possam individualizar suas operações. Isso vale para as operações dos grupos A, A/C e B do Pronaf contratadas até 30 de junho de 2006.A assessoria de imprensa do BNB informou que, até 19 de junho, o Banco do Nordeste regularizou R$ 81,3 milhões, com 11.151 produtores no Rio Grande do Norte.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: