Prefeito Salomão Gurgel fala explica projeto de Compras Governamentais |
Vêm da região Oeste do Rio Grande do Norte exemplos positivos apontando que investir em mecanismos da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que apoiam os pequenos negócios, pode representar um salto no desenvolvimento.
Os bons resultados são fruto de ações que priorizam o empreendedor com base em ações que garantem a inclusão social e produtiva local.
Com a dinamização do processo de Compras Governamentais e apoio à formalização de empresas, houve um aumento significativo da arrecadação.
As experiências exitosas dos prefeitos Salomão Gurgel e Shirley Targino, respectivamente dos municípios de Janduís e Messias Targino, apresentadas durante o Seminário de Sensibilização para a Implementação da Lei Geral e Formalização do EI, realizado pelo Sebrae-RN e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Mossoró, poderão ser utilizadas para nortear gestores municipais de diversas cidades que pretendem, a partir de agora, implementar a Lei Geral.
No caso de Janduís, o prefeito Salomão Gurgel tomou como base um novo processo de Compras Governamentais para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos micro e pequenos negócios. Para isso, propiciou a inclusão nos editais de Compras Governamentais o regime diferenciado que favorece as MPEs, de acordo com a Lei Geral, efetivou o cadastro de empresas no setor de compras e desburocratizou o processo de emissão de alvará de funcionamento das empresas.
“Como resultado do incentivo feito aos micro e pequenos negócios, através das nossas compras, tivemos um salto na arrecadação. Em 2005 a arrecadação do ISS era zero. Atualmente conseguimos arrecadar, ao ano, mais de R$ 120 mil, que estamos investindo em obras que beneficiam os moradores”, compara Gurgel.
Acompanhado de sua equipe, prefeito fala sobre experiência de Janduís |
Salomão Gurgel destacou, ainda, a importância da sua equipe para o sucesso da gestão. Acompanhando o prefeito de Janduís nesse evento, estavam presentes a secretária da SEMTHAS, Nailka Saldanha, o secretário de Finanças, Marcosuel Arruda, e o coordenador de Compras Governamentais, Daniel Roberto.
Fonte: Sebrae RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário