quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Após pedidos da CNM, Garantia-Safra é ampliado para todos os Municípios

O Programa Garantia-Safra, benefício destinado a agricultores familiares, será ampliado. A Confederação Nacional de Municípios (CNM), que possui representação no Comitê Gestor do Programa, comemora a expansão como uma conquista. Agora, todos os Municípios do país poderão ser beneficiados. Antes, apenas os vinculados à Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) recebiam esse recurso indenizatório. 

 A ampliação faz parte de um pedido feito pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, assim que a entidade assumiu um lugar no Comitê Gestor no ano de 2011, e reiterado no início de 2012. “Essa ação viabilizará o acesso a recursos a fundo perdido, em caso de eventos climáticos adversos, como forma de indenização a milhares de agricultores de todo o Brasil, contribuindo com Municípios para o enfrentamento de secas ou enchentes”, explica Ziulkoski. 

 A CNM defende que essa mudança no Garantia-Safra deve evitar a vinda de gestores municipais a Brasília em busca de auxílios emergenciais aos pequenos agricultores quando houver a perda de lavouras. 

O Programa é permanente e só até dezembro de 2012, na área da Sudene, mais de 760 mil agricultores estavam inscritos. Os recursos são oriundos do Fundo Garantia-Safra.

Fonte: CNM

Nenhum comentário: