A equipe multifuncional da Secretaria de Saúde e Saneamento Básico do Município está desenvolvendo um importante trabalho de vacinação e de conscientização nas comunidades rurais de Janduís.
Agentes de saúde e equipes do Programa Saúde da Família (PSF) realizam esse trabalho nos postos de saúde e visitando as casas, na zona rural, com foco na hepatite B, sarampo e poliomelite. O "Dia D" dessa ação ocorre no próximo sábado, 13 de agosto. Até lá, a expectativa da Secretaria de Saúde é de atingir a meta de vacinação.
Ao mesmo tempo em que essas equipes desenvolvem esse trabalho na zona rural, outra equipe dá continuidade ao trabalho realizado na cidade.
A hepatite é uma doença grave, que ataca o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Só no Brasil, dois milhões de pessoas sofrem da forma crônica de hepatite B. O Ministério da Saúde tem discutido com a sociedade e com os profissionais de saúde ações contra as diversas manifestações da doença. "O Brasil está bastante avançado no combate às hepatites, em comparação com outros países", avalia Epaminondas Campos, da organização não governamental (ONG) Grupo C, de apoio a portadores de hepatite C.
Tanto a hepatite C quanto a B podem se tornar crônicas e se manifestar no corpo de uma pessoa pelo resto da vida. Para combater as hepatites e articular esforços federais, estaduais e municipais, o Ministério da Saúde criou, em 2002, o Programa para Prevenção e Controle das Hepatites Virais e vem intensificando as ações de vacinação contra hepatite B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário