anu |
Secretário de Planejamento faz leitura anual da Mensagem à Câmara |
Na mensagem, foi feito um relato sobre as dificuldade financeiras enfrentadas no exercício de 2010, ocasionadas pela crise financeira mundial. "O ano de 2010 foi marcado por grandes desafios e duras provações. Foi um ano de dificuldades e incertezas, em que enfrentamos os resquícios da Crise Financeira Mundial, que se abateu sobre os municípios durante todo o ano passado".
Diante das dificuldades, a equipe da Prefeitura precisou redobrar os trabalhos para manter funcionando os serviços de saúde, educação, agricultura e assistência social.
Na saúde, o destaque foi os recursos adquiridos para a reforma da Unidade Básica de Saúde da Comunidade de Permissão, a aquisição de nova ambulância e a reforma do Hospital-Maternidade Maria Cristina Maia que, em 2011, o Município pretende garantir mais recursos para concluir a obra.
Outra conquista do Município foram os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, para o Saneamento Básico, liberados através da Funasa. A liberação da primeira parcela foi feita na semana passada.
"Ao todo, já dispomos de R$ 1.700.000,00 para sanear 65% de Janduís. E já contamos com um projeto pronto para pleitear os recursos necessários para sanear toda a cidade".
Vereadores participam da abertura dos trabalhos no Legislativo Municipal |
"Na educação, também tivemos condições de avançar com a melhoria dos índices educacionais. Contudo, a nossa meta fundamental, a partir de agora, é a reforma completa do sistema educacional proporcionando aos trabalhadores da educação um Plano de Cargos, Carreira e Salários que seja condizente com os desejos dos profissionais, no tocante às garantias de trabalho, visto que todas as conquistas no aspecto salarial e outras vantagens remuneratórias precisam estar em consonância com a capacidade de pagamento do Poder Público Municipal.
Essa é uma questão salutar, que o Município não enxerga somente sob a ótica de números e de finanças. Mas, sobretudo, analisa diante da perspectiva de uma mudança profunda no sistema educacional, que permita a qualificação profissional dos professores e garanta um ensino altamente capacitado para as crianças e adolescentes de Janduís.
Temos a plena consciência de que, por se tratar de uma mudança estrutural no conceito de “ensinar” e de se relacionar com a filosofia da “nova escola”, enfrentaremos dificuldades e obstáculos, já que a melhoria do ensino público demanda do esforço coletivo e individual da Prefeitura, dos professores, dos pais e alunos. No entanto, temos a certeza de que alcançaremos os nossos objetivos e, dessa forma, proporcionaremos uma nova educação, mais ampla e amparada em conceitos pedagógicos modernos"
Nenhum comentário:
Postar um comentário