terça-feira, 18 de janeiro de 2011

MUNICÍPIO UNE ESFORÇOS PARA COMBATER O MOSQUITO DA DENGUE


Reunião, realizada na tarde de ontem, no salão nobre da Câmara Municipal de Janduís, reuniu o prefeito Salomão Gurgel, secretários, coordenadores, vereadores, representantes de organizações não-governamentais e a sociedade civil organizada para lançar a campanha municipal "Janduís sem Dengue".

O encontro, motivado pelo prefeito Salomão Gurgel, apresentou estatísticas atuais da equipe de vigilância sanitária sobre a situação da dengue, no âmbito do município de Janduís. Segundo o gestor municipal, é preciso intensificar os esforços e as campanhas educativas no sentido de sensibilizar a comunidade sobre a importância da prevenção.

Para tanto, o secretário de Saúde e Saneamento Básico Neto Freitas anunciou que esse trabalho começa nesta quarta-feira, na comunidade de Permissão, onde toda a equipe da secretaria, incluindo agentes de saúde e de endemias, vai levar o alerta para os moradores da zona rural. Esse trabalho, segundo Neto Freitas, será intensificado nas demais comunidades rurais, tendo em vista a importância da campanha.

O secretário de Educação, Cultura e Desporto Cácio Santos informou que o alerta sobre a dengue será levantado na semana pedagógica, que será realizada no início do mês de fevereiro. Ele acrescenta que o alerta também será trabalhado nas salas de aula, com a finalidade de conscientizar os alunos e seus pais sobre a necessidade de promover um esforço conjunto para combater a dengue.

O assunto também será levado aos grupos sociais. A secretária de Assistência Social Nailka Saldanha disse que os idosos do grupo Conviver vão receber o alerta no projeto Chá da Tarde, desenvolvido pela Coordenação de Políticas Públicas para Idosos, que semanalmente discute temas de interesse para o grupo. Nailka também anunciou que a SEMTHAS fará um trabalho social de conscientização com as famílias cadastradas no programa Bolsa-Família, além dos integrantes do PETI e Projovem Adolescente.

Carla Regina, do PDA Carnaúba, falou que a organização não-governamental também vai participar da campanha. Ela falou que, hoje, a Visão Mundial conta com 1046 crianças cadastradas nos projetos desenvolvidos pela associação. Trimestralmente, as famílias dessas crianças recebem a visita dos educadores, o que se configura, segundo Carla Regina, como uma boa oportunidade para promover esse trabalho de conscientização.

As informações também serão levadas à comunidade através do projeto Calçada Amiga, idealizado pelo artista Lázaro Roberto, que também integra a equipe de saúde, e se prontificou a levar as informações preventivas para a população.

Salomão Gurgel destacou que a campanha contra a dengue começa forte, em Janduís, levando-se em consideração a mobilização inicial que atraiu vários parceiros. Além do reforço no trabalho dos agentes de saúde e de endemias, a Prefeitura também dá início a uma ampla campanha promocional que será veiculada em carro-de-som e no som da Igreja de Santa Teresinha.

Nenhum comentário: