terça-feira, 30 de novembro de 2010

FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA LANÇA CAMPANHA CONTRA RACISMO

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lança nesta segunda-feira, 29 de novembro, uma campanha de combate ao racismo contra crianças negras e indígenas. O objetivo da campanha é reduzir a vulnerabilidade dessas crianças, que sofrem com a falta de estudos e com a alta taxa de mortalidade.
 
Atualmente, o Brasil soma mais de 30 milhões de crianças negras e 150 mil indígenas. Entre os jovens de sete a 14 anos que não frequentam a escola, mais de 60% são negros; e a taxa de mortalidade infantil entre os indígenas é duas vezes maior do que a média nacional. Os números são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
A especialista de Programas de Proteção à Infância do Unicef no Brasil, Helena Oliveira Silva, explica que a raiz do problema da desigualdade está além da questão socioeconômica. “Apesar do avanço das políticas públicas brasileiras, alguns grupos de famílias e crianças continuam em situação de vulnerabilidade. Grupos que historicamente vinham sendo ausentes nas políticas permanecem na mesma condição”, destaca.
 
Além das peças publicitárias, a campanha lançará um blog e uma cartilha com orientações para informar e chamar atenção da população para o problema. Helena diz que a iniciativa do Fundo é responsabilidade de todos e que a situação não deve se perpetuar. “Diante de uma situação de discriminação no cotidiano, muitos não sabem como explicar de forma adequada a questão da diversidade para uma criança, seja ela branca, negra ou indígena”, afirma.

Nenhum comentário: