quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Caixa Econômica

NOVO SISTEMA AGILIZA LIBERAÇÃO DE RECURSOS

A Caixa Econômica Federal (CEF) está implantando um sistema on-line para convênios e contratos com as prefeituras que permite maior agilidade na liberação dos recursos, transparência e centralização no processo de liberação de recursos públicos, além de integrar totalmente todos os outros sistemas de controle de contas do Governo Federal.

O processo de implantação é nacional. No Rio Grande do Norte, o superintendente regional Jorge de Castro, que está no cargo interinamente, esteve ontem reunido com prefeitos de 25 cidades da regional da Caixa em Mossoró, no Auditório do Clube dos Diretores Lojistas (CDL), para explicar aos prefeitos e secretários a funcionalidade do novo sistema.

Jorge de Castro disse que já havia realizado a mesma reunião com os prefeitos da região da Grande Natal e da região Seridó. Hoje, o superintendente vai se reunir com os prefeitos do Alto Oeste Potiguar, no município de Pau dos Ferros, para transferir as mesmas informações. "São reuniões de trabalho, implantando um novo sistema de controle de convênios e contratos", diz.

O novo Sistema de Convênios e Contratos (SICONV), que deve ser totalmente implantado pela Caixa nas próximas semanas, já vai permitir o gerenciamento dos recursos do Orçamento Geral da União de 2009, alocados pelos deputados federais e senadores, que serão aplicados nos municípios já em 2010.

Quando estiver funcionando, o SICONV vai eliminar totalmente o papel nos processos. Também vai reduzir os custos com viagens para entrega de documentos, pois os gestores poderão inserir os documentos pela internet. O sistema permite também a centralização do canal de acesso aos recursos públicos. Simplifica e padroniza os procedimentos. É totalmente integrado aos sistemas de controle de contas tanto dos tribunais regionais como do Governo Federal.

O principal ganho para o cidadão é que agora qualquer pessoa pode acompanhar a liberação e o andamento das obras pela internet. Basta acessar o sistema. "O cidadão só não poderá inserir ou atualizar o processo com novos documentos. Somente os prefeitos e os técnicos da Caixa é que poderão fazer isto", explica Jorge de Castro.

O gerente regional da Caixa em Assu, Ivonaldo Gabriel, lembrou, no entanto, que é muito importante que os prefeitos e seus auxiliares procurem conhecer bem como funciona o novo sistema e principalmente sobre a geração de documentos e como inseri-los no sistema. "Já tem prefeitura contratando escritórios especializados, o que agiliza muito o andamento dos processos", destaca o gerente.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: