quarta-feira, 25 de novembro de 2009

SEMTHAS IMPULSIONA GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA NA ZONA RURAL

A Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) está desenvolvendo um projeto de geração e renda na zona rural de Janduís.

O projeto consiste no incentivo à criação de galinhas caipiras na comunidade rural de Verruma, que serão aproveitadas no programa Compra-Direta. A titular da SENTHAS, Nailka Saldanha, afirma que a comunidade de Verruma foi escolhida para sediar um projeto-piloto que deve se estender para outras comumidades rurais. Inicialmente com cinco famílias daquela localidade, beneficiando em média 25 pessoas.

Os recursos investidos nessa ação são proveniventes do CRAS - Casa da Família, girando em torno dos R$ 2.700,00 com contra-partida por parte dos produtores selecionados na forma de mão-de-obra para a construção dos cercados. Com o projeto, a secretária acredita que haverá um estímulo à geração de emprego e renda.

Além disso, os produtos servirão para suprir tanto a Feira Agroecológica de Janduís, como o programa Compra-Direta, onde os produtos são redistribuídos para as escolas, creche e hospital de Janduís.

"É uma forma de girar a economia. Estamos estimulando a criação de galinhas caipiras na zona rural de Janduís como forma de resgate de uma tradição da nossa gente. Esses produtos são aproveitados pela feira agroecológica local e pelo programa Compra-Direta. Com isso, conseguimos rotatividade na economia e estimulamos as comunidades com essa perspectiva empreendedora", afirmou a secretária.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos também é parceira da SEMTHAS nessa ação, bem como a EMATER e a Casa da Famïlia de Janduís.

Nenhum comentário: