terça-feira, 17 de novembro de 2009

REUNIÃO COM CIRANDUÍS DISCUTE DEMANDAS CULTURAIS

Importante reunião entre a Direção Executiva da Companhia Cultural Ciranduís e a Assessoria de Comunicação do Município de Janduís foi realizada no último domingo.

O encontro, que aconteceu na Casa de Cultura Popular Vapor das Artes, foi acordado entre o artista Lindemberg Bezerra e o jornalista Raildon Lucena, designado representante do Prefeito Salomão Gurgel Pinheiro.
A reunião teve como objetivo primordial discutir a parceria entre a Prefeitura de Janduís e o grupo Ciranduís. Também participou do encontro o Coordenador de Patrimônio, Documentação e Arquivo, Toinho de Helena.

O Ciranduís ressaltou a importância de reforçar os laços entre o grupo cultural e a Administração. Entre os pontos colocados na discussão estavam: a construção da sede própria do Ciranduís, o apoio logístico para o grupo se deslocar em atividades culturais fora do Município e apoio com material de expediente, cópias, divulgação das atividades do grupo na mídia, entre outros.

O grupo afirmou que há apoio da Prefeitura de Janduís em várias atividades do Ciranduís como a matinê cultural do dia das crianças que contou com apoio do Município, através da Secretaria de Ação Social; apoio para deslocamento do grupo até Mossoró, através da Secretaria de Educação, onde eles receberam importante capacitação cultural; participação de quatro membros do Ciranduís na oficina de teatro com a atriz Ana Luíza Folly, na última semana; além de apoio da Secretaria de Saúde, de Administração e da Prefeitura como um todo em outras atividades.

A sinceridade da reunião também permitiu que outros assuntos fossem abordados, levando em consideração a importância de aparar as arestas entre o relacionamento do Ciranduís e do Poder Público Municipal. A reunião em si já deve ser encarada como o reinício de um diálogo de fortalecimento e de uma construção cultural abrangente.

Ao final da discussão, todos os participantes consideraram a reunião frutífera, reforçando que é essencial que a dialética se firme na prática.

"A reunião foi muito importante. Discutimos tudo o que precisava ser discutido. O Ciranduís é um grupo importante e referencial para Janduís. A política cultural do Município tem como princípio trabalhar o empreendedorismo entre os grupos e as várias expressões artísticas, sua valorização enquanto agentes culturais e o acesso da comunidade a esses bens. E com a chegada da Fundação Municipal de Cultura, em 2010, será possível construir um cronograma de atividades e planejar de forma conjunta, com a participação de toda a classe artística, no sentido de otimizar todas essas demandas culturais de maneira participativa", afirmou o Assessor de Comunicação.

Toda a conversa será repassada ao Prefeito Salomão Gurgel e uma nova reunião deverá ser marcada para aprofundar a discussão.

Nenhum comentário: