| Empresário afirma que vai concluir praça no próximo dia 10 de outubro |
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
EMPRESA GARANTE QUE ENTREGA PRAÇA SANTA TERESINHA DIA 10 DE OUTUBRO
terça-feira, 7 de setembro de 2010
PREFEITURA PROMOVE RECUPERAÇÃO DAS ESTRADAS VICINAIS
| Recuperação de estradas vicinais |
quarta-feira, 26 de maio de 2010
O prefeito de Janduís Salomão Gurgel Pinheiro foi recebido pelo governador do Rio Grande do Norte Iberê Ferreira de Souza, em audiência realizada na última segunda-feira, 24. Presentes, o secretário de articulação com os municípios, Paulo Emídio Medeiros, o secretário de planejamento de Janduís, Karlmarx Gomes Bezerra, e a equipe técnica do Município.Vários entendimentos entre os governos estadual e municipal foram acordados. O chefe do executivo janduiense elencou parcerias nos setores de agricultura, educação, cultura, saúde, turismo e segurança pública, recebendo aval positivo por parte do governador.
Salomão Gurgel aproveitou a ocasião para convidar o governador Iberê Ferreira de Souza para participar da Emancipação Política de Janduís, celebrada no próximo dia 12 de junho. Na programação consta a realização de diversas atividades culturais, desportivas e sociais, concerto da banda de música municipal além da inauguração de várias obras conveniadas entre a prefeitura e o governo do estado.
Entendendo a importância da agenda municipalista, o prefeito de Janduís apresentou ao governador projeto implantando pelo governo do Espírito Santo que cria um fundo para repassar royalties a cidades que não seriam beneficiadas com esses recursos. A lei 116/2006 já está em vigor, e prevê que 30% dos royalties destinados ao estado vão para o fundo para redução das desigualdades regionais, beneficiando 69 municípios do Espírito Santo.
A distribuição do benefício leva em conta a população, o percentual de repasse do ICMS (no caso, tem que ser de 10% ou menos) e a condição de não ser grande recebedor de royalties (até 2%).
Os municípios beneficiados podem aplicar os recursos em saneamento básico, destinação final de resíduos sólidos, universalização do ensino fundamental e atendimento à educação infantil, atendimento a saúde, construção de habitação para população de baixa renda, drenagem e pavimentação de vias urbanas e construção de centros integrados de assistência social.
O projeto, caso implantado no Rio Grande do Norte, daria forte impulso no desenvolvimento dos municípios potiguares, de acordo com o prefeito Salomão Gurgel.
“É preciso reforçar a agenda municipalista nos programas de governo do Rio Grande do Norte a partir do próximo ano. A implantação desse projeto de distribuição de royalties do petróleo poderia vir a ser o diferencial das administrações municipais que teriam mais recursos para investir em infraestrutura, educação, saúde, habitação e assistência social”, afirmou Salomão Gurgel.
Ele completa sua afirmação reforçando o trabalho em prol do municipalismo desenvolvido pelo governador Iberê Ferreira de Souza, que cresceria substancialmente com a implantação desse projeto.
quinta-feira, 6 de maio de 2010
A oficina, que está capacitando 24 pessoas, acontece graças a importante parceria firmada entre a Prefeitura de Janduís, a Agência Cultural do SEBRAE e o PDA Carnaúba.
A monitora Fátima Viana está transmitindo noções sobre customização e como esse tipo de atividade pode estimular a economia local. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos tendo como inspiração a própria cidade de Janduís.
Cada oficina cultural realizada na cidade de Janduís terá uma atividade prática que será apresentada à comunidade. No caso dessa oficina, os trabalhos serão apresentados à comunidade num desfile de moda.
O Prefeito Salomão Gurgel Pinheiro participou da aula inaugural da oficina na última segunda-feira, 03 de maio. De acordo com o gestor, o Município realiza de forma continuada capacitações profissionais. Recentemente, a SEMTHAS realizou um curso de eletricista que capacitou cerca de 20 jovens janduienses nessa profissão. "Estamos trazendo alternativas para o nosso povo e estimulando o empreendedorismo", afirmou.
quarta-feira, 10 de março de 2010
JANDUÍS REALIZA PARTIDA DE FUTEBOL FEMININO
A ideia de realizar a atividade desportiva surgiu na reunião de planejamento das atividades em homenagem ao 8 de março sugerida pela coordenação de Juventude, Esporte e Lazar do Município.
A partida, que começou às 19 horas do domingo, levou para o campo a rivalidade entre os times branco e azul.
Com grande público presente e locução de Anália, da equipe da saúde, o jogo terminou empatado em 2 a 2. A equipe campeã foi definida nos pênaltis com vitória do time azul por 2 x 1.
As atletas receberam troféus e medalhas das mãos do coordenador Valença que falou do incentivo que a setor de esportes da Prefeitura vem dando ao esporte amador local.
Além dessas atividades a equipe de coordenação do Dia Internacional da Mulher instalou dois estandes na praça pública. Um organizado pela equipe da Secretaria de Saúde e Saneamento Básico, sobre a saúde da mulher, e outro com mostra de trabalho do Grupo de Mulheres Trabalhando o Artesanato (GRUTA) que apresentou as peças bordadas em renascença.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
E com a inauguração da Praça Jailma Vieira de Almeida, que fica localizada ao lado do cemitério público, o Município ganhou um espaço adequado para caminhadas, futebol, ensaios de grupos de teatro, alimentação e diversão.
Aos poucos, os quiosques estão sendo organizados e a promessa é de que, semanalmente, Janduís disponha de atividades culturais, com shows musicais, de dança, teatro e poesia que servirão para valorizar, ainda mais, a classe artística e ainda vão estimular o empreendedorismo entre os pequenos negócios.
A praça pública é esse momento de encontro da comunidade. E Janduís, a partir de 2010, vai contar com a nova praça de Santa Teresinha, que já está sendo reformada, e mais duas praças no bairro São bento.
Ou seja é o progresso sendo levado aos quatro cantos do Município dentro de um projeto de urbanização planejado e pensado para revitalizar toda a cidade e garantir a satisfação de viver em Janduís.
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Súmula Vinculante que trata da constitucionalidade da taxa de coleta de lixo foi aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira, 29 de outubro. O texto prevê que a taxa seja cobrada exclusivamente em razão dos serviços públicos de coleta, remoção e tratamento ou destinação de lixo ou resíduos provenientes de imóveis e que não viola o artigo 145, II da Constituição.O STF entende que a taxa de coleta, remoção e tratamento ou destinação de lixo ou resíduos é constitucional e preenche os requisitos necessários. Com a aprovação da súmula, os Municípios que ainda não instituíram a taxa devem implantá-la com base no serviço prestado.
A discussão sobre a constitucionalidade do tributo estava na controvérsia da divisibilidade e a especificidade e a base de cálculo – a utilidade da coleta de lixo e o valor do serviço prestado ao cidadão. Por ser tratar de uma modalidade obrigatória, a taxa será cobrada independente do uso. Porém, a taxa é instituída com base nos elementos da utilidade e necessidade, que permite a cobrança do valor.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) esclarece que a base de cálculo da taxa pode ser fixada pela metragem – área construída – do imóvel. Considerando que a taxa não pode ter a mesma base de cálculo do imposto, mas pode conter alguns de seus elementos.
O Município deve instituir a taxa por meio de Lei, seguindo o princípio constitucional da legalidade. Além disso, deve observar princípios da anteoridade e da noventena – ao instituir ou alterar a taxa, e a sua cobrança passa a vigorar no ano seguinte.
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Programação contou com partipação das secretarias de Assistência Social, Infraestrutura e AgriculturaA Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social levou toda sua equipe para a zona rural de Janduís. Ao seu lado, as secretarias de Infraestrutura e de Agricultura.
Várias ações foram desenvolvidas durante todo o dia como recadastramentos e visitas domiciliares. No período vespertivo foi realizada uma palestra ministrada pela SEMTHAS e Coordenação do Bolsa-Família no sentido de esclarecer e tirar dúvidas sobre o programa. A seguir, a equipe da Casa da Família relatou suas atribuições para os participantes com a finalidade de desevolver um trabalho mais eficaz junto as comunidades rurais de Janduís. A programação cultural contou com a participação do cantor Marcos Lima.
Ações - Na comunidade de Arrimo foi feito o recadastramento do Bolsa-Família. A equipe do CRAS (Casa da Família), que conta com psicólogo e assistente social, fez visitas domicilares acompanhada da Coordenação de Políticas Públicas para Idosos, Crianças, Adolescentes e Portadores de Necessidades Especiais.
Já a Coordenação de Habitação visitou as residências ao lado do Secretário de Infraestrutura e do engenheiro no sentido de fazer os orçamentos do programa Cheque-Reforma (Governo do Estado) para possíveis concessões desse benefício.
Um projeto importante de criação de galinhas caipiras, na comunidade de Verruma, recebeu o acompanhamento da Secretaria de Agricultura e equipe da SEMTHAS. O projeto deve atender cinco mulheres que são beneficíarias do programa Bolsa-Família, num total de 25 pessoas contempladas com o projeto.
A secretária Naika Saldanha destaca a importância da ação da SEMTHAS nas comunidades rurais. "Estamos levando as ações da Secretaria para a zona rural. Com isso, a população fica mais informada e temos condições de acompanhar projetos importantes que estão sendo desenvolvidos nas comunidades", afirmou. Ela apontou como importante também a participação das demais secretarias. Para Nailka Saldanha, a sinergia entre todos os secretários, assessores e coordenadores da Administração Municipal permite uma ambiente propício para o desenvolvimento de Janduís.
A programação da Prefeitura na zona rural de Janduís será estendida para as demais comunidades do Município.
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Prefeitura investe R$ 600 mil na construção de duas praças e pavimentação de seis ruas, recursos oriundos de emendas parlamentares de Fátima Bezera
Uma das praças será construída defronte a capela de São Bento. Esse ano, a festa religiosa do santo padroeiro daquela comunidade cresceu em volume e quantidade de participantes.
Com a certeza da nova praça, a expectativa da comunidade é de que em 2010, terceiro ano da festa, o evento se torne ainda mais forte.
Uma outra praça também está sendo construída em outro setor do bairro, próximo de onde estão sendo construídas novas unidades habitacionais. A construção desses dois espaços de lazer será importante para revitalizar o bairro São Bento que agora recebe infraestrutura para melhorar a qualidade de vida dos seus moradores.
Recursos da ordem de R$ 300 mil, oriundos de emendas parlamentares da deputada federal Fátima Bezerra, estão sendo investidos para a construção daas duas praças.
Estão sendo pavimentadas as ruas: Raimundo Dantas, Deputado Walmir Targino, Esperança, Severino Serafim Duarte, Altamiro Gurgel e João Pinheiro de Almeida. Um montante de R$ 300 mil estão sendo investidos para a pavimentação dessas ruas, emendas parlamentares da deputada federal Fátima Bezerra.
sexta-feira, 31 de julho de 2009
No último domingo, o prefeito Salomão Gurgel, juntamente com sua equipe, visitou as comunidades rurais de Janduís para vistoriar o andamento das obras nas estradas vicinais. Ele constatou que os serviços estão adiantados e que as estradas vicinais já se encontram em bom estado de recuperação. "Visitamos todas as comunidades rurais de Janduís e podemos perceber que as estradas vicinais já estão bem recuperadas", apontou o prefeito de Janduís.
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Além do “Arraiá da Moisés Gurgel”, as festividades vão ser realizadas nas ruas: São Bento, do Sul, Canuto Gurgel e no bairro São Bento, trazendo movimentação cultural para os quatro cantos da cidade.
As festividades se estendem até o dia 01 de agosto quando será realizada uma grande festa no Módulo Esportivo de Janduís com a apresentação da tradicional quadrilha do Minervino Matias. A promeção da festa é do grupo cultural Filhos do Sol com apoio da prefeitura de Janduís.
No Arraiá da Moisés Gurgel teve quadrilha, casamento matuto, forró pé de serra, fogueira, comidas típicas como pé-de-moleque, tapioca, milho assado e muita animação.
Ele louvou a iniciativa da comunidade em realizar uma festa de rua que se caracterizou pela originalidade, tradição e tranqüilidade.
Salomão aproveitou a oportunidade para lembrar que a Prefeitura já conta com recursos calçar a rua Lourival Gurgel, paralela à Moisés Gurgel. “Com essa obra, a Janduís antiga será 100% pavimentada. Agora, vamos partir para a pavimentação da nova Janduís com o calçamento dos conjuntos”, indicou o prefeito de Janduís.
A ideia dos moradores da Moisés Gurgel também foi elogiada pela secretária de Governo Lourinalda Gurgel. “Foi o melhor presente que a população poderia nos dar, pois esse ano não dispomos de recursos para realizar o grande São João Pedro como nos outros anos”, ressaltou. Para Lourinada, o arraiá da rua Moisés Gurgel comprovou a vocação artísticas dos janduienses. “Idosos, adultos, jovens, crianças. A cultura é um patrimônio de todo o nosso povo”, completou a secretária.
terça-feira, 23 de junho de 2009
Em audiência na sede da Caixa Econômica, em Natal, prefeito garante mais 86 unidades habitacionais para o Município
O prefeito Salomão Gurgel recebeu a garantia de dirigentes da Caixa Econômica Federal da realização de mais uma etapa do programa Carta de Crédito em Janduís. Isso garante a construção de mais 86 unidades habitacionais no município, com investimentos da ordem de R$ 800 mil. A confirmação de mais essa etapa do programa Carta de Crédito, em Janduís, foi assegurada pelo Gerente de Desenvolvimento Urbano da CEF, Marcos Vinícius.
Atualmente, a Prefeitura está em fase de conclusão de 21 unidades do programa Carta de Crédito.
Outra garantia dada pela CEF é de agilidade nos processos em fase de conclusão como a construção do Matadouro Público e de mais duas praças de lazer para Janduís.
"Foi uma audiência muito importante para nosso Município, onde a Caixa Econômica prometeu celeridade no processo de obras como a construção do matadouro e de mais duas praças de lazer. Além disso, recebemos a garantia de uma outra etapa do programa Carta de Crédito com a construção de 86 casas populares. Esses investimentos vão melhorar a vida do cidadão janduiense, garantindo a geração de mais emprego e renda para o Município", apontou o prefeito Salomão Gurgel.
Além de Salomão Gurgel, participaram da audiência o secretário de Planejamento, Karlmarx Gomes Bezerra, e os vereadores Paulo Silvano (PT) e Jozenildo Morais (PV).
quarta-feira, 17 de junho de 2009
FÁTIMA E SALOMÃO VISITARAM OBRAS EM JANDUÍS
Antes das inaugurações, Fátima, o prefeito Salomão Gurgel e uma comitiva formada pelo ex-deputado estadual Júnio Souto, vice-prefeito de Campo Grande, Caramuru Paiva, vereadores, secretários, coordenadores e assessores da Prefeitura de Janduís visitaram as obras que foram inauguradas naquele dia.
Eles também aproveitaram para visitar obras em execução que devem ser inauguradas nos próximos meses como a praça de lazer ao lado do cemitério público, o pórtico e a urbanização das ruas São Bento e Santa Teresinha.
As obras inauguradas (mercado público, arquibancadas do módulo esportivo, conjunto habitacional e pavimentação de várias ruas) foram fruto de emendas parlamentares da deputada federal Fátima Bezerra com contra-partida da Prefeitura Municipal de Janduís.
sábado, 13 de junho de 2009
Janduís é um dos municípios beneficiados com essa ampliação
O governo do Estado, através da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), está ampliando os sistemas de distribuição de água em seis cidades da região Oeste, investindo com recursos próprios, R$ 170 mil. Este investimento garantirá a implantação de mais 6 mil metros de rede de distribuição, beneficiando cerca de 3 mil pessoas residentes em bairros e novos conjuntos habitacionais construídos pelo Governo do Estado nas cidades de Janduís, Apodi, Baraúna, Upanema, Areia Branca e Caraúbas
A Caern concluiu os trabalhos no novo conjunto habitacional de Janduís, que está sendo inaugurado neste dia 13 de junho, melhorando as condições de vida de mais 160 pessoas, com a implantação de 700 metros de rede.
quinta-feira, 28 de maio de 2009
CHUVAS EM 2009 JÁ SUPERAM ÍNDICES REGISTRADOS EM TODO O ANO DE 2008
A Emater Janduís divulgou dados importantes sobre o registro das chuvas no município de Janduís. Os números indicam que até o dia 25 de maio de 2009 já choveu mais do que todo o ano de 2008.Vejam a comparação: em 2008 foram registrados 966,30 milímetros de chuva, entre os meses de janeiro e dezembro.
Em 2009, somente até o dia 25 de maio, esse índice já chega aos 1.027,90 milímetros.
De acordo com Edmilson José, da Emater Janduís, O inverno em Janduís já passou à média do Semi-árido que é de 600mm anuais e consequentemente está sendo maior do que o ano de 2008. Ele alerta que apesar de ser um número positivo, o aumento das chuvas vem prejudicando as estradas, o deslocamento das pessoas que residem na zona rural e a própria produção agrícola local.
quarta-feira, 13 de maio de 2009
A deputada federal Fátima Bezerra destinou mais R$ 600 em emendas para o município de Janduís. São três emendas parlamentares destinadas aos ministérios das Cidades, Turismo e Agricultura.O secretário de Planejamento, Karlmarx Gomes Bezerra, informa que os recursos devem ser destinados para a aquisição de um trator (R$ 150 mil), a construção de uma área verde (R$ 250 mil) e a pavimentação de ruas (R$ 200 mil).
De acordo com o secretário agora a Prefeitura vai trabalhar na documentação para firmar contrato com a Caixa Econômica Federal.
O prefeito Salomão Gurgel recebeu a notícia com satisfação. Segundo ele, a deputada Fátima Bezerra vem realizando uma grande parceria com o Município. "Com essas emendas poderemos calçar mais ruas de Janduís, melhorando a infraestrutura da nossa cidade. A aquisição de um trator também será importante, principalmente para nossa zona rural. Além da construção da área verde, que será essencial para nossa política de preservação ambientaL", afirmou Salomão Gurgel.
terça-feira, 12 de maio de 2009
A Prefeitura de Janduís finalizou a reforma na casa da senhora Delvair Melo da Silva. Sua residência estava com o teto em vias de cair.
Dona Delvair entrou em contato com a Secretaria de Assistência Social que fez o parecer social e deu aval para a reforma. O trabalho foi acompanhado pelo secretário de Infraestrutura, Elvécio Gurgel de Sales. Segundo o secretário, para a reforma foram investidos R$ 6.600,00, recursos próprios da Prefeitura de Janduís.
Ontem, 11, a equipe da Prefeitura entregou a casa, que foi toda reformada. Dona Delvair não conteve sua satisfação em receber a nova casa e fez questão de mostrar todos os cômodos.
O prefeito Salomão Gurgel também falou sobre sua satisfação. Segundo ele, o Município faz toda uma programação no sentido de assegurar melhorias para a comunidade. "Estamos trabalhando para garantir mais melhorias habitacionais para nossa comunidade", complementou o prefeito de Janduís.
Além do prefeito Salomão Gurgel e do vice-prefeito, Antônio José Bezerra, estavam presentes os secretários Almeida Neto (Agricultura), Nailka Saldanha (Assistência Social), Marcosuel Vieira (Finanças), Elvécio Gurgel (Infraestrutura), Lázaro Pereira (Saúde), além de coordenadores, assessores e os vereadores Antônio Rênio, Adeilson Alves e Paulo Silvano.
quinta-feira, 26 de março de 2009
Janduís, município conhecido nacionalmente pela tradição cultural, realiza neste final de semana mais um Escambo Popular de Teatro de Rua. Nesta 24ª edição, que acontece entre os dias 27 e 30 de março, os artistas pretendem oferecer à comunidade uma programação cultural diferenciada com espetáculos teatrais de rua, teatro de bonecos, dança, cantorias e repentes, xilogravura, cordel, exibições de artes plásticas, entre outras manifestações culturais.O evento cultural ainda deve contar com lançamento de livros, shows musicais de MPB e reggae, apresentações de folguedos populares com presença de mestres da cultura popular, oficinas de vivência e cursos em diversas áreas artísticas e culturais. Os artistas também vão participar de debates sobre produção cultural. O objetivo dos realizadores foi elaborar uma programação diversificada que também vai discutir as políticas públicas de incentivo à cultura nas esferas municipal, estadual e nacional.
A coordenação do escambo espera contar com a participação de cerca de 250 artistas de Janduís, de outros municípios do Rio Grande do Norte e de estados como Ceará, Pernambuco e Paraíba.
A Prefeitura de Janduís está garantindo a infraestrutura do evento com a disponibilização de profissionais que irão fazer a limpeza das sedes e a alimentação dos artistas, além dos espaços para as plenárias que serão realizados no Módulo Esportivo, Setorial de Cultura, salão principal da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Escola Municipal Professor Leonel Cícero e Casa de Cultura Popular Vapor das Artes. Os artistas vão ficar alojados nas escolas Vicente Gurgel e Leonel Cícero.
O secretário de Educação, Cultura e Desporto, Antônio Cácio dos Santos, afirmou que com a garantia da infraestrutura os artistas terão a oportunidade de se dedicarem às oficinas, discussões e capacitações. “O importante é fazer com que os artistas possam vivenciar esse momento cultural da forma mais abrangente possível”, assinalou o secretário.
O Escambo abre, oficialmente, às 14 horas dessa sexta-feira, com a primeira plenária com os artistas e um cortejo pelas ruas da cidade. Rogério Silva, coordenador de Cultura do Município, informa que as primeiras apresentações culturais do escambo serão de grupos locais. Janduís conta hoje com diversos grupos culturais: Ciranduís, Brincantes do Sertão, Filhos do Sol, Balai de Arte, Amigarte, Criançarte, Ginga Faceira, Swing Brasil, MPB's e Ritimos.