terça-feira, 10 de abril de 2012

Prefeito critica inoperância do Governo do Estado e cobra soluções para a segurança pública

Em entrevista à Rádio Caicó AM nesta terça-feira (10), o prefeito de Janduís, Salomão Gurgel (PT) lamentou o crescimento da violência em seu município, na região Oeste do Estado. 

O prefeito responsabiliza a inoperância dos governos, principalmente dos que deviam reprimir a violência e a criminalidade. “Os prefeitos fazem sua parte que é assegurar o básico para a população desenvolver, agora, a segurança pública é dever do Estado. 

Como está funcionando hoje a nossa Polícia? Ela é profissionalizada, é preparada, é treinada? Eu não acredito, mas não vou culpar o policial, e sim o Governo do Estado que até hoje não tem uma política de segurança para o Estado”, disse. 

Salomão disse que a falta de investimentos na segurança não têm justificativa, já que o governo tem uma alta arrecadação de impostos, tem uma reserva de dinheiro no cofre estadual que já se aproxima de 1 bilhão de reais “e, até hoje, nós prefeitos já conversamos com o secretário Aldair da Rocha, com o comandante da PM, levamos deputados de oposição e situação, mas até hoje essas medidas não chegam. 

Ao invés de aumentar os policiais estão diminuindo o efetivo, e os assaltos estão crescendo”, explicou. Se o quadro não mudar, as previsões do prefeito são ruins, especialmente para o seu município. “Aqui em Janduís, os caras não estão mais nem colocando máscaras para praticarem assaltos, e ainda sai atirando e desafiando todo mundo. Eu não posso pedir ajuda ao bispo, tenho que pedir aos governos.

Cobrança 
Preocupado com essa situação, o prefeito Salomão Gurgel encaminhou ofício à Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social cobrando uma ação emergencial de repreensão contra a onda de violência, de roubos e do tráfico de drogas. O gestor oestano lembrou que a Câmara Municipal promoveu uma audiência pública, no iníico do mês de março, que contou com a presença de várias autoridades da polícia civil e militar do Rio Grande do Norte, representando o Governo do Estado.

Na ocasião, as autoridades presentes garantiram uma ação ostensiva contra a violência, em Janduís. Salomão lamenta que o que ocorreu após essa audiência foi justamente o contrário. A onda de insegurança aumentou de forma considerável, o que vem provocando um verdadeiro clima de pânico entre os janduienses. “Não se pode trabalhar e nem viver neste clima de tanta insegurança e violência, que ora impera como consequência da certeza da impunidade”, alertou o prefeito de Janduís.

De em 15 dias é um assalto, já está no calendário de Janduís. Antes era apenas assalto, hoje já é disparo em via pública, colocando em risco a vida das pessoas”, disse o prefeito, que vai aproveitar sua próxima viagem à Brasília (DF), para protocolar pedido de ajuda em nível de Governo Federal.

Fonte: Marcos Dantas

Nenhum comentário: