quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE CONDUZ PESQUISA DE SAÚDE BUCAL NO RN

Desde o segundo semestre do ano passado a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) promove uma pesquisa, junto à população, para conhecer os dados da saúde bucal no Rio Grande do Norte. O levantamento é uma iniciativa da Sesap em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern), CNPq e Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, através do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS).

Ao todo serão 36 municípios pesquisados no RN. Os dados já foram coletados em 32 cidades, restando apenas mais 4 para colher as informações: Mossoró, Lagoa Nova, Almino Afonso e Caicó. Nestes municípios a previsão é de que a pesquisa tenha início em fevereiro.

Cada equipe de pesquisadores é formada por um cirurgião-dentista e um auxiliar em saúde bucal. A capacitação para o diagnóstico clínico em domicílio foi feita em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e Conselho Federal de Odontologia (CFO).

De acordo com Goretti Menezes, coordenadora do Grupo Auxiliar de Saúde Bucal da Sesap, levantamentos epidemiológicos deste tipo já foram realizados no Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos anos de 1986, 1996 e 2003. Mas, exclusivamente no Rio Grande do Norte, é a primeira vez que a pesquisa é feita.

A coordenadora explicou que estes levantamentos deram origem à Política Nacional de Saúde Bucal - Programa Brasil Sorridente -, que permitiu implementar os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e Laboratórios Regionais de Prótese Dentária.

Os critérios utilizados na Pesquisa Estadual de Saúde Bucal - SB-RN foram os mesmos da Pesquisa Nacional. A consolidação dos dados e divulgação do resultado final está prevista para outubro de 2011.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário: