terça-feira, 26 de outubro de 2010

RETRATOS DO SERTÃO DO APODI EM EXPOSIÇÃO ATÉ A PRÓXIMA SEGUNDA, 01/11

A exposição fotográfica “Retratos do Sertão do Apodi” do Projeto Território Sertão do Apodi – Nas Pegadas de Lampião continua exposta na biblioteca municipal professor Teófilo Régis até a próxima segunda-feira, dia 01/11. A mostra é o resultado da expedição fotográfica realizada por vários profissionais de renome do ramo da fotografia pelos 17 municípios que compõem o território.

A abertura da exposição contou com a presença de representantes da Prefeitura de Janduís, Sebrae, Câmara Municipal, organizações não-governamentais, artistas e a comunidade como um todo.

O evento ocorre paralelo à Festa de Santa Teresinha, padroeira do município de Janduís, como mais um atrativo para os fiéis católicos, turistas e janduienses ausentes que visitam a cidade durante esse período.

O projeto Nas Pegadas de Lampião vem proporcionando vários benefícios aos artistas locais. Desde o ano passado, o Município vem recebendo oficinas de qualificação artística com profissionais renomados do cenário potiguar e nacional. Somente em 2010 foram realizadas oficinas de customização de roupas, com Fátima Viana, dança, com Diana Fontes, Percussão, com Jorge Negão, contadores de estórias e dramaturgia para teatro de bonecos, com Antônio Leal.

Artesãs do Grupo de Mulheres Trabalhando o Artesanato (GRUTA) capacitadas no curso de customização tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos na Feira do Boi desse ano, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, com apoio do Sebrae e da Prefeitura de Janduis, como incentivo ao empreendedorismo.

As capacitações também estão sendo trabalhadas nas escolas municipais. Os conhecimentos adquiridos com as novas técnicas de dança e de teatro já estão sendo aplicadas nos grupos culturais das escolas municipais. Dois grupos da comunidade de Permissão, zona rural de Janduís, vão mostrar o resultado desses trabalhos no palco da Festa de Santa Teresinha, no decorrer da semana. E o teatro de bonecos está se firmando como uma nova modalidade trabalhada pelos grupos culturais.

Nenhum comentário: