quarta-feira, 28 de julho de 2010

MELHORANDO A QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS

Dentre as oficinas trazidas pelo projeto Trilhas Potiguares, duas terão impacto direto na qualidade de vida dos idosos locais.

Alunos dos cursos de fisioterapia, nutrição, enfermagem e serviço social vão realizar atividades matinais com os idosos visando o desenvolvimento de exercícios físicos voltados às necessidades especiais do grupo com finalidade de melhorar o condicionamento e prevenir problemas decorrentes da idade e falta de atividade. Além do mais, haverá espaço para discussão de assuntos relevantes como hipertensão, diabetes, obsesidade, entre outros.

Na outra oficina, será ministrado um curso de Cuidadores de Idosos. O objetivo é promover uma  capacitação nessa atividade, abordando saúde, bem-estar e cuidados do dia-a-dia para com as pessoas da terceira idade e enfermos. O que vai representar oportunidade de emprego e renda para moradores do Município.

A secretária de Assistência Social Nailka Alencar Saldanha afirma que as oficinas serão fundamentais para o fortalecimento de políticas públicas para os idosos de Janduís. Atualmente, o Município conta com o grupo Conviver, onde as pessoas da terceira idade recebem orientações sobre saúde, participam de eventos de socialização entre outras ações realizadas pela SEMTHAS.

Com o intuito de promover ainda mais essa inserção social, a coordenação de Políticas Públicas para os Idosos está formando um grupo de dança folclórica a partir de conhecimentos adquiridos em recente oficina do Sebrae realizada em Janduís e ministrada pela coreógrafa Diana Fontes.

Nenhum comentário: