quarta-feira, 14 de julho de 2010

COMISSÃO APROVA VOLTA DA EXIGÊNCIA DE DIPLOMA PARA JORNALISTAS

A comissão que discute o restabelecimento da exigência de diploma para jornalistas aprovou há pouco o substitutivo do relator, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 386/09, conhecida como PEC dos Jornalistas.

Pelo substitutivo, a Carta Magna passa a trazer de forma explícita que “a exigência de graduação em jornalismo e de registro do respectivo diploma nos órgãos competentes para o exercício da atividade profissional não constitui restrição às liberdades de pensamento e de informação jornalística”.

Em junho de 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) retirou a obrigatoriedade do diploma, sob o argumento de que ele restringe a liberdade de expressão. Logos após, sindicatos em todo o país realizaram diversos protestos.

A PEC agora irá a plenário da Câmara Federal, onde terá de ser aprovada em dois turnos para, em seguida, ir para o Senado Federal. Aprovada nos parlamentos, a matéria segue para sanção presidencial.

POSSE DE NOVA DIRETORIA DO SINDJORN SERÁ DIA 13/08

A nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte toma posse no próximo dia 13 de agosto. A eleição da chapa vencedora foi realizada no último dia 7 de julho. A jornalista Nelly Carlos foi reeleita para o triênio 2010/2013.

Os demais componentes da chapa são: Breno Perruci (1º secretário); Caninde Soares (diretor de finanças); Raildon Lucena (diretor de interior); Ana Paula e Sérgio Villar (diretores de comunicação e cultura); Jan Varela e Rudson Pinheiro (diretores de formação); Iano Flávio e Alexandre Othon (conselho fiscal)

Nenhum comentário: