quarta-feira, 9 de setembro de 2009

PREFEITO OFERECE EMPREGO COM SALÁRIO DE R$ 13 MIL PELO TWITTER

Janduís - O prefeito Salomão Gurgel enfrenta um problema comum em toda a região Oeste do Rio Grande do Norte: contratar um médico que queira morar e trabalhar na cidade. "Não existe profissional", diz Salomão Gurgel, que segunda-feira, 7, passou a procurar o profissional até no seu Twitter, oferecendo R$ 13 mil bruto de salário.

O município tem pouco mais de cinco mil habitantes. Duas equipes do Programa de Saúde da Família atenderiam a população da cidade e da zona rural. Segundo Salomão Gurgel, no final de semana passada, uma médica de uma das equipes pediu demissão e foi embora.

"Agora tenho que sair procurando um substituto, mas os médicos não querem trabalhar no interior", diz.Ainda conforme Salomão Gurgel, os médicos só querem trabalhar em cidades que ficam distantes 50km de onde eles moram, geralmente em grandes centros urbanos, como Mossoró e Natal. Explicam fatores como segurança na estrada e medo de assalto.

No caso de Janduís, fica distante 290km de Natal e 110km de Mossoró e está localizada numa região com segurança complicada.O prefeito disse que há poucos meses realizou concurso público para médico em Janduís e ninguém se inscreveu.

"Nos Estados da Paraíba e do Ceará ainda é possível se encontrar médico, mas no interior do Rio Grande do Norte está ficando cada vez mais difícil. Então, temos que lançar mão de tudo que temos em mãos para encontrá-los", explica Salomão.No Twitter, o prefeito informou: "Janduís, Urgente! PSF local necessita de profissional médico para quatro dias de trabalho semanais. Remuneração bruta: 13 mil reais/mês."

Até ontem à tarde, Salomão não havia sido informado se apareceu interessado em ganhar R$ 13 mil/mês bruto para trabalhar de médico quatro dias por semana.

Aos interessados, o prefeito acrescentou no Twitter: "Médico que esteja interessado em trabalhar em Janduís pode contactar com Neto ou Lázaro pelos telefones 84-3366-0007 ou 84-3366-0150." Ontem, por telefone, Salomão Gurgel lamentou o fato de o Conselho Regional de Medicina (CRM) não permitir que médicos formados em Cuba trabalhem no Rio Grande do Norte.

"Poderíamos contratar um médico bom e residente por um valor inferior a R$ 5 mil. O nosso sonho é ter o médico residindo e desenvolvendo políticas de saúde pública", finaliza Salomão.

Matéria publicada no Jornal de Fato

Um comentário:

Clautenes Almeida disse...

Olá aos leitores do blog e meu amigo Raildon Lucena, apesar do meu respeito e admiração pelo prefeito Salomão Gurgel, que sei se tratar de homem íntegro, não posso deixar de comentar com que tristeza vejo a matéria que cita a recusa de médicos por um emprego de quatro dias por semana que lhes pague 13 mil reais, pra não dizer com que vergonha!!! É exteremamente triste saber que alguns médicos que até cursaram sua graduação em universidades públicas vejam a sua profissão apenas pelo status e conforto.E com que maior vergonha ainda alguns desses profissionais abrem suas bocas felizes na formatura para proferirem falsamente o seguinte juramento: JURAMENTO OFICIAL DO CURSO DE MEDICINA
Juro consagrar minha vida a serviço da Humanidade. Darei como reconhecimento a meus mestres, meu respeito e minha gratidão. Praticarei a minha profissão com consciência e dignidade. A saúde dos meus pacientes será a minha primeira preocupação. Respeitarei os segredos a mim confiados. Manterei, a todo custo, no máximo possível, a honra e a tradição da profissão médica. Meus colegas serão meus irmãos. Não permitirei que concepções religiosas, nacionais, raciais, partidárias ou sociais intervenham entre meu dever e meus pacientes. Manterei o mais alto respeito pela vida humana, desde sua concepção. Mesmo sob ameaça, não usarei meu conhecimento médico em princípios contrários às leis da natureza. Faço estas promessas, solene e livremente, pela minha própria honra.
Com todo o respeito Dr., mantenha a proposta por 5 anos que eu vou ali fazer um curso de medicina e já volto.