quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

“PACTUAÇÃO ENTRE MUNICÍPIOS E UNIÃO VAI PERMITIR MODERNIZAÇÃO DAS GESTÕES PÚBLICAS", GARANTE SALOMÃO

Após o encontro dos gestores públicos em Brasília, o prefeito de Janduís, Salomão Gurgel Pinheiro (PT), relatou que o evento foi um momento importante para os prefeitos brasileiros conhecerem melhor os projetos disponibilizados pelo Governo Federal e promoverem uma revolução nas gestões públicas municipais.

“São 147 programas do Governo Federal. E os prefeitos têm todo o respaldo do governo do presidente Lula para darem encaminhamento às políticas públicas e sociais que serão importantes para alavancar o crescimento dos municípios brasileiros”, destacou.

De acordo com Salomão Gurgel, os prefeitos devem compactuar com os propósitos do presidente Lula, promovendo ações efetivas para diminuir os índices de analfabetismo, reduzir a mortalidade infantil, fazer o registro civil de quem ainda não tem e fortalecer a agricultura familiar. Uma referência direta aos quatro pontos citados no discurso do presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Salomão define que esse é o momento dos prefeitos deixarem de lado as reclamações de quedas do Fundo de Participação e se engajarem nas políticas estruturantes do Governo Federal que serão determinantes para o desenvolvimento dos municípios. “Essa pactuação será determinante no combate à miséria e na criação de um sistema de geração de emprego e renda”, completa.

Ele cita o anúncio de medidas importantes assinadas pelo presidente Lula, como a MP que vai permitir o parcelamento dos débitos dos municípios com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em até 240 meses. No caso de Janduís, o prefeito lembra que, mensalmente, são descontados R$ 30 mil. Com a nova medida esse valor deve cair para pouco mais de R$ 5 mil.

Considera importante ainda o anúncio de que não haverá redução de investimentos, por parte do Governo Federal, nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Ele proferiu que os secretários municipais devem ficar antenados e afinados com as políticas sociais e de desenvolvimento do Governo Federal. “Todo secretário tem que ter conhecimento dos programas do Governo Federal. Caso contrário, não terá condições de tocar o trabalho nas secretarias”, afirmou. Ele informa que, retornando a Janduís, vai reunir todo o secretariado a fim de transmitir as informações repassadas durante os dois dias de encontro em Brasília.

“Modernizando a administração e pondo em prática os programas do Governo Federal, será possível marchar forte rumo ao desenvolvimento sócio-cultural de toda a nação”, frisou Salomão Gurgel.

Nenhum comentário: