quinta-feira, 2 de abril de 2009

BRASIL ALFABETIZADO PROMOVE EDUCAÇÃO EM JANDUÍS

Visando diminuir os índices de analfabetismo e promover a educação em Janduís, o programa Brasil Alfabetizado vai contar com a participação de 181 alunos da zona urbana e da zona rural, do Município, divididos em 16 turmas.

A abertura oficial do programa, que ocorreu nas dependências da escola municipal Professor Leonel Cícero, contou com a presença do secretário de Educação, Cultura e Desporto, Antônio Cácio dos Santos, e toda a equipe pedagógica da secretaria.

O prefeito Salomão Gurgel Pinheiro considera o programa importante para o Município, pois irá diminuir o índice de analfabetismo em Janduís. Salomão elegeu a redução do analfabetismo como uma das prioridades do seu mandato. "Para tanto, garantimos o pagamento dos 2/3 do piso nacional dos professores, além das condições técnicas necessárias para a melhora dos nossos índices de educação", apontou o prefeito de Janduís.

SOBRE O PROGRAMA:

O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2003 para promover o acesso à educação como um direito de todos, em qualquer momento da vida. O Programa capacita alfabetizadores e alfabetiza cidadãos com 15 anos ou mais, que não tiveram oportunidade, ou foram excluídos da escola, antes de aprenderem a ler e a escrever.

O Programa é coordenado, fiscalizado e conduzido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), e seus recursos são garantidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), com transferência para estados, municípios, empresas, universidades, organizações não governamentais e instituições civis parceiras.

A quem se destina: Cidadãos acima de 15 anos.

Público Prioritário: populações indígenas, bilíngües, fronteiriças ou não; populações do campo (agricultores familiares, assalariados, assentados, ribeirinhos, caiçaras, extrativistas e remanescentes de quilombos); pescadores artesanais e trabalhadores da pesca; pais de beneficiários do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI); pessoas com necessidades educacionais especiais; população carcerária; e jovens em cumprimento de medidas sócio-educativas.

Abrangência: O Brasil Alfabetizado está presente em 3.894 municípios.

Nenhum comentário: