terça-feira, 19 de abril de 2011

SEMTHAS REÚNE BENEFIÁRIOS DO BOLSA-FAMÍLIA

Reunião com beneficiários do Bolsa-família no salão da SEMTHAS
Com o objetivo de sensibilizar os beneficiários do programa Bolsa-Família, a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), em parceria com as secretarias de Educação (SEMECD) e de Saúde (SEMSAB), reuniu 458 famílias janduienses para explicar as condicionalidades exigidas para o beneficiamento e permanência no referido programa.

O encontro, realizado no novo salão da SEMTHAS, contou com a presença do prefeito Salomão Gurgel, da secretária Nailka Saldanha, da secretária Lourinalda Gurgel, do vereador Paulo Silvano, e de técnicos das três secretarias envolvidas, além de equipe do CRAS.

Técnicos explicam condicionalidades do Bolsa-Família, em Janduís
As dúvidas identificadas no exercício do atendimento da Coordenação de Programas e Projetos especiais da SEMTHAS geram, por conseqüência, o descumprimento das condicionalidades que incidem em bloqueio, suspensão e cancelamento do benefício ocasionando as dificuldades oriundas da vulnerabilidade sócio-econômico, antes amenizada com o recurso.

Na reunião, a assistente social Márcia Terciana tirou todas as dúvidas dos beneficiários sobre essas condicionalidades. Uma das questões levantadas foi a presença das crianças em sala de aula. Por motivo de doença, a família deve apresentar um atestado médico para justificar a falta.

Secretária diz que reuniões serão periódicas
A secretária Nailka Saldanha ressaltou que, hoje, o Bolsa-Família aplica R$ 84 mil na cidade de Janduís. Ela informou que a SEMTHAS está de portas abertas para tirar todas as dúvidas dos usuários sobre o programa  e que, além disso, a Secretaria vem realizando cursos profissionalizantes com a finalidade de promover a emancipação dessas famílias. Ela adiantou que a SEMTHAS deve realizar, a cada dois meses, reuniões desse porte para que os beneficiários se mantenham informados dessas condicionalidades.

O prefeito Salomão Gurgel falou sobre a importância do programa para a vida da comunidade. Ele lembra que os recursos do Bolsa-Família injetam diretamente recursos na economia da cidade, pois as famílias compram no comércio local. Ele ressaltou que a Prefeitura entende a importância do programa, mas reforçou que é importante que as famílias participem das capacitações promovidas pela Prefeitura, como forma de garantir um futuro mais digno e com uma qualidade de vida bem melhor.

Prefeito ressalta que beneficiários precisam participar de capacitações
Conheça as ações desenvolvidas pela Coordenação de Programas e Projetos Especiais:

• Reforma da estrutura física do salão de reunião da SEMTHAS;
• Cursos Profissionalizantes: Dois Cursos de Pedreiro Predial (SENAI), Eletricista, Projeto de Criação de Galinha Caipira (Z. Rural), Horta Familiar (Z. Rural), Bordado em Renascença (SEBRAE), Cozinha Brasil (SENAI), proporcionando capacitação
às famílias beneficiárias do Programa BF, a fim de gerar inserção no mercado de trabalho;
• Parcerias com os CRAS I e II, nas visitas domiciliares às famílias que estão em descumprimento com o programa BF;
• Cadastramento das famílias de baixa renda, na tarifa social da energia elétrica;
• Acesso à internet com velocidade de 1 mega, para atender a critérios do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para o acesso do Cadastro versão 7.0 ;
• Visitas às escolas do município, com os pais e alunos mostrando a importância da escola na transformação social da comunidade;
• Trabalho integrado com os programas Psicossociais, PETI, PROJOVEM e CRAS;
• Emissão da carteira nacional do idoso;
• Parceria com os programas habitacionais na informação de NIS e código domiciliar para a contemplação do beneficio da casa própria;
• Parceria com a ONG Terra Viva, na informação e acompanhamento de 55 cisternas nas comunidades rurais do município;

Nenhum comentário: