Professores da educação básica que lecionam em escolas públicas terão bolsas de mestrado profissional a distância. Concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
As bolsas exigem dos docentes, como contrapartida, o compromisso de continuar em exercício na rede pública por um período de cinco anos após a conclusão do mestrado.
A medida, anunciada pelo Ministério da Educação na última segunda-feira (21), faz parte de um conjunto de ações para elevar a qualidade da educação básica. A cada mês de março, o benefício será liberado e terá vigência máxima de 24 meses.
Existe, também, a possibilidade de concessão de bolsas para mestrados presenciais, desde que em cursos aprovados pela Capes e consideradas algumas situações de interesse específico do estado.
O não cumprimento do compromisso de cinco anos de exercício em escola pública, após o curso de mestrado a distância, implicará a devolução dos recursos. As próprias instituições de ensino vão estabelecer critérios de seleção.
Fonte: Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário