Os secretários municipais de Saúde de 14 municípios da região Oeste vão se reunir amanhã, no Auditório da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), em Mossoró, para debater como e onde serão prestados os serviços de saúde dos habitantes de seus municípios. O evento vai contar com a presença do secretário de Saúde e Saneamento Básico de Janduís, Neto Freitas.
O CIES é composto pelos secretários de saúde dos municípios de Mossoró, Baraúna, Tibau, Grossos, Areia Branca, Serra do Mel, Upanema, Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Caraúbas, Governador Dix-sept Rosado, Apodi e Felipe Guerra. O coordenador-adjunto do colegiado, Ivanildo Lima de Oliveira, secretário de Saúde de Apodi, disse que "esta é nossa 10ª Reunião Ordinária e é importante que os secretários estejam presentes".
A assessora de recursos humanos da II Ursap, Silvéria de Lourdes Vieira, informa que a comissão é responsável pela formulação, condução e desenvolvimento da Política de Educação Permanente em Saúde. Também serão debatidos os critérios para regulamentar a incorporação do Agente de Combate às Endemias ou dos agentes de saúde às equipes de Saúde da Família.
Também haverá palestras de orientação aos secretários. A coordenadora regional do Programa Saúde na Escola (PSE) da II URSAP, assistente social Alda Sales Barbosa, discorrerá sobre a importância do PSE, que foi implantado pelo Governo Federal através do decreto nº. 6.286, de 5 dezembro de 2007, como política do governo federal para melhorar a prestação de serviços de saúde através da Educação, disponibilizando atenção integral à Saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público.
O Colegiado gerencia a negociação, articulação e toma decisões quanto às operações do SUS. Tem competência para deliberar sobre operações do SUS, propor à Comissão da Bipartite modificações no processo de descentralização/regionalização dos serviços de saúde.
Fonte: Jornal de Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário