terça-feira, 2 de março de 2010

GRUPOS DE JANDUÍS PARTICIPAM DO LANÇAMENTO DO PROJETO PALCO GIRATÓRIO DO SESC

O projeto Palco Giratório do SESC foi lançado na Casa de Cultura de Caicó, no último sábado, 27 de fevereiro, no município seridoense. O projeto foi apresentado por Galiana Brasil, representando o SESC nacional, e Bruna Hetzel, coordenadora de Cultura do SESC estadual.

Também estavam presentes Jorge Araújo, diretor do SESC Seridó, Antônio Cácio dos Santos, secretário de Educação, Cultura e Desporto de Janduís, Raildon Lucena, assessor de Comunicação de Janduís, e Antônio Estevam, coordenador de Patrimônio, Documentação e Arquivo de Janduís.

O convite para o lançamento do projeto Palco Giratório foi feito a todos os grupos de teatro de rua de Janduís. Participaram da reunião os grupos Filhos do Sol e Balai de Artes, de Janduís, além dos grupos Cacimba, Balaio de Artes e Retalhos de Vida, da cidade de Caicó.

O projeto tem 13 anos e se consolida como a principal iniciativa de difusão e descentralização das artes cênicas no país, fazendo circular por todo o território nacional, espetáculos oriundos dos diversos estados brasileiros.

As apresentações são gratuitas, assim como as oficinas ministradas pelos integrantes dos grupos selecionados no campo do teatro, dança, arte circense e pantomima. A iniciativa tem contribuído para a formação de plateias e conta com forte reconhecimento por parte da classe artística brasileira.

Em 2010, o processo seletivo que norteará as indicações dos projetos concorrentes ao "Palco Giratório no Rio Grande do Norte" contará com curadoria composta por Sávio Araújo (professor Dr. do curso de Teatro do Departamento de Artes da UFRN), Ivonete Albano (produtora, gestora cultural e ex-diretora do Teatro Sandoval Wanderley) e Bruna Hetzel (responsável pela coordenação do setor de cultura do Sesc-RN).

Os critérios avaliados são diversidade; espaço físico e equipamentos; atividade de pesquisa; currículo dos grupos; trabalho em grupo; inovação/ diferencial e relevância social do projeto.

Nenhum comentário: