MUNICÍPIOS SE CREDENCIAM AO COZINHAS COMUNITÁRIAS
Por meio de edital público, municípios podem concorrer à seleção para implantar Cozinhas Comunitárias. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) disponibiliza, neste ano, o recurso total de R$ 2 milhões para novos convênios.
O objetivo é apoiar a implantação de Cozinha Comunitária em Municípios que têm o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). O apoio do Ministério é no financiamento da elaboração de projetos de arquitetura e engenharia, execução de obras e instalações, e aquisição de equipamentos, materiais permanentes e de consumo novos.
As Cozinhas Comunitárias funcionam como atividade de oferta de refeições e apoio à captação e distribuição dos gêneros alimentícios oriundos do PAA. Também servem de espaço para a realização de atendimento social e nutricional, bem como para o desenvolvimento de atividades de qualificação profissional e promoção da alimentação saudável junto aos funcionários e beneficiários.
Os interessados devem cadastrar propostas no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Sincov) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, conforme o Edital n.º 08/2010 disponibilizado no site do Ministério: www.mds.gov.br/editais.
O Ministério adota, em todos os editais, critérios de pontuação que levam em conta a caracterização da realidade socioterritorial e a situação de insegurança alimentar das famílias.
O prefeito Salomão Gurgel falou sobre a importância da implantação desse projeto para o município de Janduís. O gestor encarregou a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social de cadastrarem o projeto de Cozinhas Comunitárias no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Sincov) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário