sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

MUNICÍPIO REALIZA PRIMEIRA OLIMPÍADA DA TERCEIRA IDADE

A prática desportiva é prerrogativa básica para a melhora da qualidade de vida. Eleva o espírito, aumenta a autoestima e faz bem para a saúde, melhorando a respiração, diminuindo as taxas e promovendo a valorização pessoal.

Contudo, trabalhar o esporte na terceira idade muitas vezes se configura como um desafio, pois muitas pessoas terminam presas na rotina da acomodação e do sedentarismo que, na contramão dessa ideia, provoca várias doenças

Esse desafio foi encarado de frente pela Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social, através da Coordenação de Politicas Públicas para os Idosos. Hoje, Janduís conta com um grupo para a terceira idade denominado "Conviver" que trabalha atividades culturais, palestras educativas, de saúde e, sobretudo, a socialização.

Levando em consideração a união do grupo e a disposição de seus componentes, a SEMTHAS decidiu realizar a primeira Olimpíada da Terceira Idade de Janduís que, de acordo com a coordenadora Sineide Régis teve como objetivo promover a interação dos idosos com o exercício físico e a conscientização, mostrando que eles são capazes de contribuir para a melhora da sua própria qualidade de vida.

A olimpíada foi realizada no início da semana saindo em caminhada da sede da secretaria até a praça de eventos Jailma Vieira de Almeida. A atividade contou com parceria da Coordenação de Juventude, Esporte e Lazer e da equipe da saúde.
Os idosos disputaram modalidades como caminhada, arremesso de dardo, arremesso de peso, corrida de ovo na colher e dança da laranja. Premiações e um café da manhã para os idosos finalizaram o evento.

A secretária de Assistência Social, Nailka Saldanha, falou que a Olimpíada da Terceira Idade atraiu a participação dos idosos, promoveu a socialização e conscientizou sobre a importância de realizar atividades físicas. Meta cumprida, a atividade desportiva deve ganhar espaço no calendário de eventos da cidade, o que garante a realização de novas edições da olimpíada.

Para o prefeito Salomão Gurgel, que também é médico, o evento comprovou a preocupação da administração com a saúde dos idosos. Ele afirma que trabalhar o idoso é promover a vida e eventos como a Olimpíada da Terceira Idade fazem com que os mais velhos passem a buscar atividades físicas todos os dias por se tratar de um momento de conscientização. Isso, segundo o prefeito, vai prevenir doenças e estimular o bem-estar dos idosos.

Nenhum comentário: