sábado, 17 de outubro de 2009

RENASCIMENTO CULTURAL DE UM POVO NA AÇÃO DOS JOVENS

O fato é que há um processo revolucionário de mudança no campo artístico de Janduis. Filhos do Sol, Balai de Artes, Marcos Lima e outros encantam, com sua representatividade e embelezamento da mensagem cultural, não apenas a nós, janduienses, mas aos grandes públicos, como o de Caicó.

Aspecto importante deste novo momento é o perfeito entendimento da realidade atual, concebida pelos grupos e indivíduos da cultura. Os novos artístas, que captaram o espaço democrático e culturalmente edificante de Janduis, emergem no embalo da criação artística, trazendo um novo alento cultural para o povo, dando início a uma verdadeira liberação de forças inovadoras da espiritualidade das pessoas.

Representa-se, canta-se, ensaia-se com o espírito livre na esperança de criar o esplendoroso, o belo, o elixir da descontração, da ternura, do conforto da alma.

Vivendo um novo momento de florescimento da liberdade e da confiança no futuro, a juventude de Janduis cria a cultura da construção de novas referências em valores morais, éticos e espirituais. Trata-se de algo novo que rompe velhos paradigmas da forma e do conteúdo de se fazer cultura.

É a sensação explícita do nascimento da cultura que as pessoas querem e da qual necessitam!O mais importante é que a cultura-arte, neste momento, em Janduis, implanta suas raízes, profundamente, fazendo emergir frondosamente a arvore sombreadora dos novos artistas, cantores, poetas, escritores, compositores, músicos, capoeiristas, pintores, etc.

Salomao Gurgel - Psiquiatra, Orgulhoso da Arte que Esses Meninos e Meninas Livres Fazem

*artigo publicado no blog sg.pinheiro.zip.net

Nenhum comentário: