quarta-feira, 7 de outubro de 2009

JANDUÍS DISCUTE IMPORTÂNCIA DOS CONSELHOS MUNICIPAIS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

O papel dos conselhos municipais é de suma importância para o bom andamento do serviço público. Tanto que a Administração Municipal tomou a iniciativa de realizar o Seminário: A Importância dos Conselhos Municipais na Administração Pública, na última segunda-feira, 05 de outubro.

O evento, realizado no salão nobre da Câmara Municipal de Janduís, reuniu cerca de 80 conselheiros dos 18 conselhos existentes na cidade de Janduís. Os trabalhos foram coordenados pelo secretário de Educação, Cácio Santos, e pelo presidente do Conselho do Fundeb, professor Keop's Pimenta. Além dos conselheiros, o seminário contou com a participação efetiva de representantes de segmentos sociais como Fórum das Associações, Câmara Municipal, Igrejas e ONG's.

Além dos 18 conselhos, em segmentos diversos, Janduís conta com Conselho Tutelar, Comissão Municipal do Trabalho Infantil e conselhos escolares, em todas as escolas do Município.

O prefeito Salomão Gurgel proferiu a palestra de abertura do seminário. Para o chefe do executivo, a iniciativa mostrou a capacidade da administração em dar funcionabilidade a todos os setores administrativos e, também, aos vários conselhos municipais existentes no município de Janduís. De acordo com Salomão, o trabalho administrativo se torna mais amplo e participativo a partir do momento em que todos os segmentos sociais discutem as problemáticas de forma conjunta e, a partir dessas discussões, são construídas soluções eficazes para o bom andamento do serviço público.

Várias deliberações foram tomadas depois de ampla discussão sobre o fortalecimento do trabalho desempenhado pelos conselhos municipais. A discussão girou em torno da escolha de membros, de sede, de formações, estudo das leis e das normas de cada conselho. Essas sugestões serão encaminhadas ao Poder Público Municipal, na forma de relatório.

Um dos pontos abordados durante o seminário, foi a importância da sensibilização dos vários segmentos sociais, sobre formação dos conselhos e a participação efetiva de seus representantes.

Outras questões como: calendário de reuniões, planejamento anual de atividades, tempo de mandato de no máximo quatro anos e a participação de cada membro em, no máximo, dois conselhos foram apontadas como soluções para dar celeridade ao andamento dos trabalhos de cada conselho.

A secretária de Governo, Lourinalda Almeida Gurgel, considerou o seminário importante. Várias de suas sugestões foram aclamadas pelos participantes do encontro como: a formação de uma comissão permanente, com reuniões periódicas; capacitações com cronograma anual de estudo; além da realização de reuniões avaliativas em todos os conselhos municipais.

Nenhum comentário: