quarta-feira, 16 de setembro de 2009

FALTA MÉDICO PARA TRABALHAR NO INTERIOR

Existem dificuldades para se contratar médicos em quase todos os municípios do interior do Rio Grande do Norte. Semana passada, o prefeito Salomão Gurgel, de Janduís, ofereceu R$ 13 mil de salário para o médico clínico-geral que aceitar trabalhar 16 dias por mês. Ontem, o prefeito, que é médico psiquiatra, era quem estava dando plantão no município.

Salomão Gurgel disse que no Estado do Ceará é mais fácil contratar um médico para trabalhar nos municípios pequenos do que no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Ainda conforme Salomão, os médicos querem trabalhar em centros maiores, onde existe mais conforto e não aceitam trabalhos em cidades com mais de 50 km de distância por vários fatores.

O principal é a falta de segurança nas estradas e de condições de trabalho nos municípios. As principais especialidades que não têm profissional para ser contratado são exatamente pediatria, cardiologia, ortopedia, neurologia, entre outras. Nestas áreas, os principais centros de Atendimento é Natal e Fortaleza. Têm também em proporção menor atendimento em Russas e Mossoró.

Matéria publicada no Jornal de Fato de 16/09/2009

Nenhum comentário: