segunda-feira, 26 de julho de 2010

CRISE ECONÔMICA PERSISTE NOS MUNICÍPIOS

A queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) continua preocupando as administrações municipais. Com a redução das receitas, vários municípios estão atrasando a folha de pagamento de pessoal. E, com a queda nas receitas no mês de julho, a previsão é de mais arrocho econômico.

De acordo com o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, Benes Leocádio, as perdas do PFM podem chegam a 43%, em junho e julho. Segundo o Tesouro Nacional, em junho houve queda de 13%. Para julho a previsão é de 27%, ou seja, as perdas cumulativas podem chegar aos 43% anunciados pelo presidente da Femurn.

Prefeitos de vários Estados brasileiros estão organizando uma grande mobilização, no dia 2 de agosto em Brasília, para tentar sensibilizar o Congresso Nacional da importância da votação da emenda 29, que trata do financiamento da saúde, e da redistribuição dos royalties. A previsão é de recuperação do FPM para agosto. Contudo, não cobre as perdas já que a previsão para o mês de setembro é de nova queda.

Nenhum comentário: