quinta-feira, 24 de junho de 2010

ASSOCIAÇÃO GINGA FACEIRA GANHA RECONHECIMENTO DE UTILIDADE PÚBLICA

O prefeito Salomão Gurgel sancionou a Lei 378/2010, de autoria do vereador Jozenildo Morais (PV), que dispõe sobre o reconhecimento da Associação Comunitária Ginga Faceira como de utilidade pública no âmbito
do município de Janduís.

Com isso, o grupo de capoeira Ginga Faceira terá tratamento especial e privilegiado no âmbito da Administração Municipal, quando da exibição de suas manifestações de caráter sócio-cultural.

A Associação Comunitária de Capoeira Ginga Faceira de Janduís é uma entidade civil com fins não lucrativos que objetiva trabalhar com crianças, adolescentes, adultos e idosos no resgate da cultura afro descendente e contribuir com a formação da cidadania de jovens em situação de risco e vulnerabilidade social, através da conscientização.

O Ginga Faceira entende a capoeira como uma atividade educativa, recreativa, de lazer e entretenimento, envolvendo todos os interessados em fazer dessa cultura uma pilastra fundamental ao aperfeiçoamento humano.

O grupo surgiu em Janduís pelo desprendimento e compromisso social do saudoso capoeirista Aldair José de Lima, mais conhecido por "mestre Dadá". A concretização desse sonho iniciou quando ele conheceu grandes figuras da capoeira como "mestre Gato" e "mestre Dodi", os quais colaboraram decisivamente com Dadá para que o grupo janduiense se tornasse referência em cidades vizinhas de Janduís e, até mesmo, em outros estados brasileiros.

Atualmente, o grupo é composto de 17 associados, os quais assumem funções designadas pelo estatuto, além de outros participantes informais, abrangendo ainda o público-alvo, crianças, adolescentes, jovens e idosos da comunidade de Janduís.

Nenhum comentário: