sexta-feira, 7 de maio de 2010

OFICINA DE DANÇA EM JANDUÍS TERÁ COMO MONITORA A COREÓGRAFA E PRODUTORA CULTURAL DIANA FONTES

A Coordenação Municipal de Cultura finalizou essa semana as inscrições para a oficina de Dança com Diana Fontes, que será realizada em Janduís entre os dias 31 de maio e 02 de junho. No mesmo período, o Município vai sediar a oficina de Percussão com Jorge Negão, entre 31 de maio e 04 de junho.

Diana Fontes, nascida em Natal, dedicou grande parte da sua vida à carreira artística, em especial à pratica da dança. Iniciou seus estudos em Recife com Mônica Japiassu. Residiu no Rio de Janeiro e em São Paulo por dois anos especializando-se nas técnicas de dança moderna e contemporânea.

Ainda no Recife, vivenciou as tradições no tocante à dança popular tão abundante nessa cidade.
Participou por três anos (1979 a 1981) como bailarina e coreógrafa do espetáculo “ Paixão de Cristo” de Nova Jerusalém.

Entre 1982 e 1983 mudou-se para o México e depois para os Estados Unidos, sempre em busca de novos conhecimentos na área da dança. Paralelamente, também atuou no teatro, coreografando ou realizando trabalhos de corpo com os atores em peças como “Eggus”, “Muito pelo contrario”, “Calígula”, “Se chovesse vocês estragavam tudo” entre outras.

Recebeu o primeiro prêmio como melhor coreografia para teatro na peca “Romeu e Julieta” com a direção de Rubens Rocha Filho. Em 1984 veio para natal e em 1985 criou o Grupo Sementes e realizou, junto à Fundação Jose Augusto, o I Ciclo de Dança em Natal.

Em 1986 fundou a Corpovivo Estúdio de Dança. Em 1990 fundou a Corpovivo Cia. de Dança que em 1999 passou a se chamar Duncan Cia. de Dança. Nestes dez anos, acumulou com a Cia. de Dança, 18 prêmios de âmbito nacional.

Recebeu indicação para o mais conceituado premio brasileiro, o troféu Mambembe/95, ficando entre os 10 finalistas ao lado do Cisne Negro, Ballet Stagium, Quasar, Grupo Corpo entre outros.
Em fevereiro de 1994 a Corpovivo Cia. de Dança realizou uma turnê pelos Estados Unidos. Além de apresentações, a Cia. ministrou oficinas na EMORY University (Atlanta) e em oito universidades em Dallas-Texas. Neste mesmo ano a Corpovivo/Duncan Cia. de Dança recebeu o premio internacional “The Year’s Best” como um dos 10 melhores espetáculos da Geórgia/USA em 1994.

Ainda em 1994, a Corpovivo Cia. de Dança viajou para Portugal, ministrando oficinas no Festival de Dança de Guimarães. Entre 1986 e 1989 foi diretora do Teatro Alberto Maranhão, sendo a primeira mulher a dirigi-lo. Dirigiu duas Cias. De Dança: a Duncan e Memórias Cooperativa Artística.

As oficinas culturais de Janduís são realizadas através de parceria entre a Prefeitura Municipal e a Agência Cultural do SEBRAE, através do Projeto Território Sertão do Apodi - Nas Pegadas de Lampião.

Nenhum comentário: