segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

ESCOLA ESTADUAL DANIEL GURGEL REALIZA III EDIÇÃO DA FEIRA DO JOVEM EMPREENDEDOR

Evento contou com parceria do SEBRAE, Secretaria Estadual de Educação, Escola Estadual Daniel Gurgel e Prefeitura Municipal de Janduís

Mostrar ao estudante como o empreendedorismo pode trazer novas perspectivas e ajudar a identificar oportunidades no mercado profissional para, quem sabe, futuramente, ele abrir seu próprio negócio.

Com base nessas premissas, o Sebrae no Rio Grande do Norte iniciou uma experiência que tem ajudado a transformar a vida de milhares de jovens alunos do Ensino Médio de escolas públicas pelo interior do estado.

Em Janduís, a Escola Estadual Daniel Gurgel abraçou o projeto, há três anos, realizando, em 2009, a III Feira do Jovem Empreendedor de Janduís em parceria com o SEBRAE, Secretaria Estadual de Educação e Prefeitura Municipal de Janduís.

Os professores Antônio Rênio Gurgel e Claudione Vieira são responsáveis pelo projeto na Escola Daniel Gurgel que, esse ano, contou com a participação de trinta jovens janduienses.

Também estavam presentes no evento o prefeito Salomão Gurgel, o secretário de educação Cácio Santos, o diretor da escola Daniel Gurgel, Emanuel Bezerra, entre outras autoridades.

O projeto coincidiu com a realização da Semana Cultural da Escola Estadual Daniel Gurgel que, durante toda a semana, desenvolveu atividades desportivas, culturais e feira de ciências, movimentando toda a cidade.

A feira foi realizada na Praça Jailma Vieira de Almeida, recém inaugurada, que vem se consolidando como o centro de eventos de Janduís.

Além dos vários produtos comercializados pelos estudantes, a III Feira do Jovem Empreendedor contou com várias apresentações culturais e show musical que movimentaram a praça.

O Projeto Despertar é uma parceria do Sebrae/RN com a Secretaria de Educação e Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

A iniciativa nasceu em 2003. Hoje, mais de 100 escolas fazem parte do projeto, que já beneficiou cerca de 15 mil alunos com conhecimentos sobre empreendedorismo.

O objetivo do programa segundo o Sebrae é chamar a atenção do aluno para o empreendedorismo no cenário socioeconômico mundial e prepará-lo para oportunidades e desafios do mercado de trabalho.

O Despertar surgiu a partir de um levantamento realizado em todo o Sistema Sebrae sobre experiências de sucesso em educação empreendedora. O Sebrae/RN optou por adotar a metodologia desenvolvida no Sebrae/CE, considerada referência na Região Nordeste para disseminação de empreendedorismo no ensino público. O projeto tem carga de 96 horas. Cabe à escola que aplicar a metodologia definir como será distribuída a carga horária em seu calendário.

Desse total, há 30 horas em sala de aula, 36 de trabalho em campo e mais 30 para preparação de um projeto final a ser apresentado na Feira do Jovem Empreendedor, evento aberto à comunidade. O conteúdo é extracurricular e não-obrigatório. Participa quem quiser. Os alunos se candidatam para as turmas e são selecionados por suas escolas. Para ministrar o conteúdo aos estudantes, os professores passam por uma capacitação de 60 horas, a cargo do Sebrae/RN.

Clique AQUI e acesse o álbum de fotos no orkut da III Feira do Jovem Empreendedor de Janduís

Nenhum comentário: