quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

INTERCÂMBIO DEVE FOMENTAR MOVIMENTO CULTURAL EM JANDUÍS E CAICÓ

Artistas janduienses animaram, no último final de semana, festa dos 49 anos da Casa do Estudante de Caicó

A festa de 49 anos da Casa do Estudante de Caicó contou com grande participação dos artistas da cidade de Janduís.

Váríos estudantes janduienses residem naquela entidade que, em 2009, homenageou o médico Salomão Gurgel Pinheiro, ex-sócio da Casa, e o radialista Gilmar Cardoso da rádio A Voz do Seridó.

A Noite Cultural, realizada na sexta-feira, 27, contou com apresentações dos Brincantes do Sertão, Ciranduís e Filhos do Sol, além de grupos caicoenses.

No sábado, 28, a tarde de sol foi animada com as apresentações de Marcos Lima e Tico e Xamego Nordestino.

O apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Janduís foi fundamental para a participação dos artistas janduienses no evento.

Além dessas apresentações, os sócios da Casa do Estudante participaram de uma oficina de teatro com o artista popular José Daniel.

Dentre outras técnicas, ele apresentou o resultado do que foi vivenciado com a professora de teatro Ana Luíza Folly, através do Projeto Território Sertão do Apodi - Nas Pegadas de Lampião.

A informação foi repassada para Cátia Lopes, da Agência Cultural do SEBRAE, Na entrega de certificados da oficina de teatro, Cátia falou sobre a importância do Movimento Cultural de Janduís.

Ela citou que em 2010 pretende estreitar os laços com o município de Janduís em parceria com a Fundação Municipal de Cultura.

O intercâmbio com a cidade de Caicó é importante para o Movimento Cultural de Janduís.

Os artistas locais vêm mostrando sua arte e cultura em terras seridoenses em momentos diversos como: Festa de Sant'Ana, Festa do Rosário, Feira do Livro do SESC, Aldeia SESC de Teatro de Rua, Projeto Letra e Música e Casa do Estudante, pelo segundo ano consecutivo.

Em contato com artistas caicoenses, há a expectativa de que, em 2010, as atividades culturais nos dois municípios possam se intensificar através de oficinas, vivências e um intercâmbio direto entre as duas cidades.

Conversas com o artista caicoense Custódio Jacinto, da Casa de Cultura de Caicó, caminham no sentido de ampliar essa parceria.

Para Custódio, o teatro de Janduís é forte e pode ajudar a fomentar essa expressão na cidade de Caicó, bem como há várias atividades culturais do município seridoense que podem ser trabalhadas em Janduís.

Oficinas - Em 2010, a Prefeitura em parceria com a a Agência Cultura do SEBRAE realizou uma oficina de Teatro com a atriz Ana Luíza Folly. Próximo ano, Janduís deverá receber mais três oficinas: Dramaturgia para Teatro de Bonecos, Música e Dança, além de uma expedição fotográfica inspirada nos valores materiais e imateriais do município oestano.

Nenhum comentário: