sexta-feira, 14 de agosto de 2009

EMATER EXPLICA PRONAF SUSTENTÁVEL AOS AGRICULTORES DE JANDUÍS

O Plano Safra 2009/2010, anunciado em julho, traz uma série de novidades. Desde o dia 11, a Emater-RN realiza uma série de reuniões com os agricultores familiares em municípios de todo o estado para explicar uma delas, o Pronaf Sustentável.

O novo programa implanta uma nova modalidade de assistência técnica sistemática para aumentar a produtividade das propriedades rurais familiares com o uso sustentável dos recursos naturais, como água e solo.

Esta semana, os agricultores de Janduís receberam informações sobre o programa. Estavam presentes o secretário de Agricultura e Recursos Hidricos, Almeida Neto, e de Infraestrutura, Elvécio Gurgel de Sales, além de Edmilson Jales, do escritório da Emater em Janduís, e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Ruras de Janduís, associações e organizações não-governamentais.

O Pronaf Sustentável é um programa do Governo Federal, executado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. O programa visa planejar, orientar, coordenar e monitorar a implantação dos financiamentos de agricultores familiares e assentados da reforma agrária, com enfoque na concessão do crédito rural.

No Rio Grande do Norte, a Emater-RN é responsável por prestar assistência técnica a cerca de 100 mil agricultores familiares e assentados de reforma agrária. Segundo o assessor de crédito da Emater-RN, Ivanaldo Medeiros, a partir de agora, todos os projetos de crédito implantados pela Emater-RN vão adotar a nova sistemática de atendimento que prevê visitas periódicas e o acompanhamento individual de cada projeto.

Além do Pronaf Sustentável, Plano Safra 2009/2010 prevê o investimento de mais de R$15 bilhões na agricultura familiar, um aumento de 531% em relação à 2002/2003.

A partir de agora, o Pronaf passa a contar com novos limites de financiamento e prazos para pagamento. Consulte os extensionistas da Emater-RN mais próximo e saiba as novidades. Os endereços dos escritórios locais do Instituto podem ser acessados no link Estrutura da página da Emater-RN na Internet (http://www.emater.rn.gov.br).

Nenhum comentário: