segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Inauguradas as novas instalações do Matadouro Público

O prefeito Salomão Gurgel inaugurou, no final da tarde deste domingo (18), as novas instalações do Matadouro Público Municipal Francisco Bezerra de Melo. A obra, inaugurada em 2007, passou por ampla reforma, seguindo as normas exigidas pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN).

A obra de reforma, adaptação e aquisição de implementos foi realizada em convênio com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Programa de Apoio de Desenvolvimento do Setor Agropecuário e Prefeitura Municipal de Janduís, ao custo de R$ 187.496,26 provenientes de emenda parlamentar da deputada federal Fátima Bezerra. Cerca de 450 pessoas compareceram à solenidade.


Fizeram uso da palavra: o secretário de Planejamento Karlmarx Gomes Bezerra, o ex-secretário de Agricultura Dário Arruda, o empresário Leandro Tomé (Kairós Empreendimentos Ltda, responsável pela obra, o veterinário Ricardo Vieira, o representante do SEBRAE José Rangel de Araújo, o vereador Raimundo Canuto de Brito e o prefeito Salomão Gurgel.


Todos falaram sobre a importância desta obra para o Município, no que tange ao desenvolvimento sócio-econômico, saúde e educação. Janduís conta, hoje, com um veterinário e a inspeção do IDIARN. 

Segundo Rangel, o matadouro de Janduís está entre os cinco melhores do Estado. Em sua fala, o prefeito Salomão Gurgel anunciou uma nova emenda da deputada federal Fátima Bezerra, no valor de 100 mil reais, para aquisição de novos equipamentos para o Matadouro.

No momento, Janduís já exporta carne para Assu e, muito em breve, para Mossoró. A nova emenda de 100 mil reais já está em fase de contrato, junto à Caixa Econômica Federal, e destina-se à aquisição de um caminhão-baú; balança digital; lava a jato; fogão industrial, serras específicas, dentre outros equipamentos.

Em breve, será feita a licitação e o prefeito espera entregar todo este equipamento até o dia 31 de dezembro do corrente ano. A participação maciça da comunidade demonstra a importância da obra para o povo de Janduís. "É com muita satisfação que entregamos uma obra desse porte ao nosso povo", afirmou Salomão Gurgel.

As bênçãos para as novas instalações do Matadouro Público foram feitas por Bastim Gurgel, representante da Igreja Católica.

Nenhum comentário: