sexta-feira, 30 de setembro de 2011

BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA VÃO RECEBER QUALIFICAÇÃO

Cerca de 80 mil empreendedores individuais integram o cadastro de beneficiários do programa Bolsa Família, segundo estimativa do governo federal e do Sebrae.

São pessoas que precisam de apoio para se qualificar, aprender a gerir seus negócios, sobreviver no mercado e crescer. Um mecanismo para ajudar a vencer esses desafios vem do acordo de cooperação técnica que o Sebrae e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) firmaram em agosto deste ano, para realizar ações relacionadas ao empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial dentro do plano Brasil Sem Miséria.

 O Sebrae irá utilizar metodologias já desenvolvidas e aplicadas em outros públicos para formalizar empreendedores individuais.

No lançamento do Brasil sem Miséria, em junho de 2011, em Brasília, o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, informou à presidente Dilma Rousseff que a instituição irá atuar com o programa Negócio a Negócio em cerca de 70 cidades mapeadas pelo governo com o maior volume de famílias carentes e, também, nos municípios médios e pequenos com o programa Sebrae nos Territórios da Cidadania. Os dois programas vão unir esforços para atender 80 mil beneficiários do Bolsa Família.

Nos Territórios da Cidadania, o Sebrae irá incentivar agentes políticos municipais a implementar a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, principalmente no que toca às facilidades para o empreendedor individual e às compras públicas feitas localmente.

 Atualmente existem cerca de 1.850 municípios marcados por baixo dinamismo socioeconômico e grande necessidade de investimentos, assistência e políticas públicas. Eles englobam 800 mil empresas formais, 1,5 milhão de pessoas físicas com atividade econômica e 1 milhão de produtores rurais.

O programa tem como meta atender 800 mil empreendedores em três anos. O Negócio a Negócio também está presente nas metas do Sebrae nos Territórios da Cidadania. Sua metodologia conta com a figura do agente de orientação empresarial, que tem a função de levar até o empresário, orientação gratuita e personalizada.

Fonte: Sebrae

Nenhum comentário: