quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

JANDUÍS INSCREVE 259 PRODUTORES RURAIS NO GARANTIA-SAFRA

Prefeito quer comprometimento do homem do campo para estimular a agricultura familiar

A Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos reuniu os produtores rurais inscritos no programa Garantia-Safra. A reunião lotou o auditório da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social no início da semana.
O seguro, feito através de parcerias entre os Governos Federal, Estadual, Municipal e os próprios agricultores, garante ao pequeno produtor rural recursos durante cinco meses, caso haja prejuízo na colheita. Foram inscritos 259 agricultores janduienses no Garantia-Safra 2009/2010.

O prefeito Salomão Gurgel, que participou da reunião, afirmou que o Garantia-Safra é mais um estímulo ao desenvolvimento rural sustentável no município de Janduís. O chefe do executivo municipal alertou para a importância do agricultor se comprometer a realmente plantar, pois a Prefeitura vem garantindo a infraestrutura necessária para que a agricultura familiar se desenvolva.

Segundo Salomão Gurgel, os vários programas implantados na zona rural garantem melhora nas condições de vida do homem do campo. Somente no corte de terras, o prefeito afirma que o Município investe anualmente cerca de R$ 40 mil em recursos próprios sendo, portanto, preciso um verdadeiro comprometimento do homem do campo em garantir o plantio.

Os benefícios, citados por Salomão Gurgel, incluem ainda a perfuração de poços, instalação de catavamentos, reforma das estradas vicinais, distribuição de sementes, aplicação de novas tecnologias como a ensilagem, entre outros programas. Ainda de acordo com o prefeito de Janduís, a Administração Municipal incentiva o empreendedorismo na zona rural. Por isso, continua buscando parcerias com Emater, Sebrae, entre outros órgãos, para estimular o desenvolvimento sustentável nas comunidades rurais de Janduís.

Nenhum comentário: