quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

PREFEITURA MUNICIPAL DE JANDUÍS
ADENDO Nº 001 e 002/2009
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2009

O Prefeito Municipal de Janduís, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições legais e a Comissão Organizadora do Concurso Público, resolvem alterar o Edital de Concurso Público nº.001/2009 no tocante ao item 1.1 e Anexos I e III, os quais passarão a vigorar. Para produzir os efeitos legais o presente Adendo, será publicado no Diário Oficial do Município, Diário Oficial do Estado e no site
www.fundacaojoaodovale.com.br .

Janduís, 20 de fevereiro de 2009.
Salomão Gurgel Pinheiro
PREFEITO MUNICIPAL
JANDUÍS RECEBE VISITA DE ARTICULADORES DO PELC
Registro de brincadeiras antigas servirá para ilustrar livro desenvolvido pelos professores

Os articuladores do Projeto Esporte e Lazer da Cidade (PELC), Lerson Fernando e Marcus Vinícius, visitam Janduís amanhã, 27 de fevereiro.

Eles vão participar de um evento do projeto que vai reviver brincadeiras populares, como resgate da roladeira de pneu, do João-galamarte, da argolinha, jogo de pipa e de bila.

Todo o evento será registrado pelos articuladores do PELC que devem utilizar essas imagens como ilustração para um livro sobre brincadeiras populares antigas, que está sendo desenvolvido pelos professores.

O evento, segundo Emanuel Almeida, coordenador do PELC em Janduís, tem início às 8 horas da manhã. No sábado, 28, será realizada a tradicional argolinha para os adultos.
MUNICÍPIOS JÁ PODEM ADERIR À PROVINHA BRASIL

Os gestores municipais interessados em aderir à Provinha Brasil já podem fazer o download do kit para aplicação da prova.

Os interessados em aplicar a primeira edição da Provinha Brasil de 2009 nas escolas da sua rede de ensino devem acessar a página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), para fazer a adesão e obter o kit da provinha.

A aplicação, que é voluntária, é um importante instrumento de avaliação e permite aos gestores realizar um diagnóstico do nível de alfabetização dos alunos das escolas públicas matriculados no segundo ano do ensino fundamental.

A aplicação do teste deverá ser feita pelos professores em suas turmas entre 9 e 20 de março, data sugerida pelo Inep.

Clique AQUI para fazer o download da Provinha Brasil
PARTIDO VERDE OFICIALIZA APOIO À ADMINISTRAÇÃO

O PV de Janduís oficializou seu apoio à administração municipal. A decisão foi tomada em recente reunião do Partido Verde, de acordo com release encaminhado ao Janduis Online.

“Não seria coerente o partido ter posição dúbia no município, com essa decisão a executiva, os filiados e vereadores do PV passam a trilhar de acordo com o arco de aliança firmado entre o nosso partido e o PT. Aqueles que infringirem deverão responder perante as instâncias partidárias e sofrer, se for o caso, as penalidades cabíveis”. Enfatizou Jozenildo Morais, presidente.

O encontro também serviu para apresentar a nova composição da executiva provisória municipal: Jozenildo Morais – Presidente, Ana Maria Gurgel de Oliveira Sabino – 1° Vice-Presidente, Daniel Joaquim Roberto – 2° Vice-Presidente, Francisco Ferreira de Arruda –Secretário de Organização, Klício Vieira de Araújo – Secretário de Finanças, Francisco das Chagas Alves Xavier – Secretário de Formação – Francisco Ewerton de Souza – Secretário de Assuntos Jurídicos, Antonio Benedito de Oliveira – Secretário de Comunicação, Antonia Diniz Duarte Neta – Secretária da Mulher, Romero do Santos Alves Filho – Secretário de Eventos, Danilo Araújo da Costa – Secretário de Juventude e Antonio Rogério da Silva – Secretário de Cultura.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

SECRETÁRIO FAZ VISTORIA DAS OBRAS EM JANDUÍS

O secretário de Infraestrutura e Obras, Elvécio Gurgel de Sales, fez vistoria das obras em andamento no Município.
Esse é um serviço feito diariamente pelo secretário que fala que esse trabalho é importante por dar celeridade ao processo de construção civil em Janduís.
"Estamos fazendo o acompanhamento dos projetos em curso. Visitamos as obras todos os dias e procuramos resolver os problemas que vão surgindo", ressaltou.

Ele lembra que a partir do mês de março Janduís deverá receber mais quatro obras estruturantes.
"Daí a importância de vistoriarmos todas as obras a fim de acelerar todo o processo", ressaltou o secretário.
Na última vistoria, foram visitadas várias obras. O mercado público, segundo Elvécio, avançou nos últimos dias.

Antes dos retoques finais serão colocados os portões dos boxes, o piso na parte de fora e a pintura. O secretário de Infraestrutura e Obras acredita que até final de março o novo mercado já poderá ser inaugurado.

A praça de alimentação, ao lado do cemitério, também avançou. De acordo com Elvécio Gurgel, os trabalhadores esperam a chegada de material que está vindo do Piauí e da cidade de Apodi/RN.
O pórtico que vai embelezar a cidade também avançou nos últimos dias.
O projeto fará a urbanização das ruas Santa Teresinha e São Bento. "São obras importantes para a nossa comunidade. O pórtico e o embelezamento das nossas ruas trará novo ânimo para a nossa comunidade", assinalou o secretário.

No roteiro, o secretário também verificou que a construção de casas populares também está avançando de forma considerável.
A expectativa é de que as quarenta casas do conjunto habitacional serão entregues até final de março. "Em Janduís, a administração do prefeito Salomão Gurgel vem investindo forte na construção de casas populares. O objetivo é zerar o déficit habitacional até o final dessa gestão", reforçou.

Para o início das aulas, a prefeitura de Janduís também promoveu obras importantes nas escolas municipais. É o caso do muro da escola municipal Professor Alúizio Gurgel.
Elvécio adianta que todo esse trabalho só é possível graças a um trabalho desenvolvido em parceria entre todos os setores da administração. Os projetos desenvolvidos pelas secretarias, o equilíbrio das contas públicas e o acompanhamento das obras.
"É trabalhando dessa maneira que a prefeitura vem buscando uma vida mais digna para o nosso cidadão", preferiu o secretário.

Confira as notícias de Janduís na página oficial da Prefeitura
www.janduis.rn.gov.br e também no site da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte FEMURN

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

PREFEITURA VAI INCENTIVAR CULTURA DO GIRASSOL PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL

A cultura do girassol para produção de biodiesel deve ser viabilizada na zona rural de Janduís. Esse é o desejo do prefeito Salomão Gurgel pinheiro que disse acreditar na viabilidade dessa nova cultura no município oestano.

A decisão do prefeito veio logo após sua participação em reunião, realizada em Janduís, que contou com a presença de Erineide Sá, Articuladora da PETROBRAS, Joanilson José, articulador do Pólo Biodiesel Sertão do Apodi, Amauri Paulo e Teófilo Fernandes, representantes da cooperativa Terra Livre.

Também estavam presentes, o vice-prefeito José Bezerra, o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Francisco Almeida e o coordenador de agricultura, Dário Arruda.

A PETROBRAS vem investindo no cultivo do girassol como fonte de energia para o biodiesel. A grande quantidade de óleo existente em suas sementes também é utilizada como fonte de alimento para o rebanho. O girassol também pode ser aproveitado na produção de mel.

Diante dessas exposições, Salomão Gurgel demonstrou interesse no projeto e recomendou ao secretário de Agricultura que fosse feito o necessário para viabilizar o quanto antes a implantação do girassol nas comunidades rurais de Janduís.

“Acreditamos na viabilidade do cultivo do girassol em Janduís. É uma boa oportunidade que os nossos produtores vão ter com essa perspectiva de terem uma renda complementar”, falou o secretário de Agriculura e Recursos Hídricos, Francisco Almeida.

Para Salomão Gurgel, o girassol deve obter melhores resultados do que o algodão, que já não é mais cultivado em Janduís. “A produção de semente de girassol pode ser determinante para o desenvolvimento econômico do nosso município, trazendo mais emprego e renda para os nossos agricultores e as futuras gerações, por ser uma fonte segura de produção de biocombustível. E é função da prefeitura incentivar a capacidade empreendedora do nosso pequeno produtor rural. ”, assegurou o prefeito de Janduís.

Por parte da PETROBRAS foi garantida a compra direta ao produtor, preço mínimo e a disposição de sementes para o plantio. A assistência técnica do plantio até a entrega do produto a PETROBRAS será feito pela cooperativa Terra Livre. O projeto será apresentado aos produtores de Janduís já na próxima segunda-feira, 23 de fevereiro. A reunião terá a participação do Fórum dos Movimentos Populares de Janduís, Sindicato dos Trabalhadores rurais, organizações não-governamentais e representantes de todas as comunidades rurais de Janduís.

O Programa Estadual de Agroenergia (PARN) está sendo executado em parceria com o governo estadual, através de órgãos como a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

CONFIRA AS NOTÍCIAS DE JANDUÍS NA PÁGINA DA FEDERAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE (FEMURN), CLICANDO AQUI
PREFEITURA DE JANDUÍS
SEMTHAS REALIZA OFICINAS COM IDOSOS DE JANDUÍS

Os idosos do projeto Conviver de Janduís estão participando de oficinas manuas de peças carnavalescas.

Entre outras coisas, eles aprendem a confeccionar máscaras, colares, gravatas e coroas. A atividade é uma iniciativa da Coordenação de Políticas Públicas para Idosos, Crianças, Adolescentes e Portadores de Necessidades Especiais.

De acordo com a coordenadora Sineide Régis, os idosos de Janduís receberam convite da Prefeitura de Messias Targino para participaram do encontro carnavalesco da terceira idade que será realizada naquela cidade, na sexta-feira, 20 de fevereiro.

Na oportunidade, será feita a exibição das peças produzidas pelos idosos janduienses. A coordenadora ressalta que essas oficinas mostram o trabalho desenvolvido pela Prefeitura para inserir os idosos no meio social.

"Os idosos mostraram satisfação e prazer em poder contribuir com suas habilidades e capacidades artísticas', reafirmou Sineide Régis.

A equipe da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) trabalha com o intuito de proporcionar 0 bem estar e descontração aos nossos idosos, mostrando que eles são capazes de ajudar a construir uma feliz cidade.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009


PREFEITURA Municipal de JANDUÍS - RN
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N.º 001/2009
Extrato de Edital de Concurso Público

A Prefeitura Municipal de Janduís, Estado do Rio Grande do Norte, torna público a abertura das inscrições e realização do Concurso Público destinado ao provimento de cargos vagos existentes no Quadro de Pessoal da Prefeitura e estabelece normas relativas à sua realização, de acordo com o presente Edital. O Concurso Público será regido por este Edital e sua realização a cargo da Fundação João do Vale, destina-se a selecionar candidatos para o provimento de 160 (cento e sessenta) vagas aos cargos indicados pela Prefeitura Municipal de Janduís, cuja escolaridade e especificidades estão no Anexo I deste Edital. As Inscrições serão feitas via internet no endereço eletrônico www.fundacaojoaodovale.com.br na forma presencial, na SEMTHAS, Rua Adrião Fernandes, 27, Centro – Janduís – RN. Período de Inscrições: 02 a 13.03.2009 (exceto sábado, domingo e feriado). Horário: de 8h às 12h e de 14h às 18h.


Salomão Gurgel Pinheiro
Prefeito Municipal
ACESSE A PÁGINA OFICIAL DE JANDUÍS: www.janduis.rn.gov.br
PT DE JANDUÍS RECEBE REPRESENTAÇÃO CONTRA VEREADORES QUE DESCUMPRIRAM DETERMINAÇÕES PARTIDÁRIAS

O diretório municipal do PT de Janduís recebeu representação de filiados contra os vereadores Antônio Gomes Batista (Braga) e Raimundo Canuto de Brito, que descumpriram as determinações partidárias no processo de eleição da presidência da Câmara Municipal.

Os referidos vereadores se uniram à oposição, derrotando o candidato do Partido dos Trabalhadores, Antônio Rênio Gurgel, que havia sido escolhido majoritariamente pelo partido e pela bancada de vereadores do PT. E com essa atitude, infringiram as determinações partidárias.

Agora, os vereadores petistas têm um prazo de até 10 dias para se defenderem da representação. De acordo com as normas partidárias, Raimundo Canuto de Brito e Antônio Gomes Batista terão amplo direito de defesa.
PREFEITO PRESTIGIA MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS DA GOVERNADORA

O prefeito Salomão Gurgel Pinheiro prestigiou a missa em ação de graças pelo aniversário da governadora Wilma de Faria.
De Janduís, também estavam presentes a primeira-dama Nina Barinova e o controlador geral do Município Francisco Gaspar Pinheiro Brilhante.

A missa em ação de graças foi realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, antiga catedral, e foi celebrada pelo arcebispo Dom Matias, ás 18h30, logo após a leitura da mensagem na Assembléia Legislativa.
ALUNOS DO EJA VÃO RECEBER MATERIAL DIDÁTICO

As escolas públicas que possuem turmas de alfabetização na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA) passarão a receber neste ano livros didáticos para serem distribuídos a seus alunos.

Em volume único, contendo as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, esses livros são voltados exclusivamente para a alfabetização de jovens e adultos. É o que determina a resolução 1/2009 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), publicada segunda-feira, 16, no Diário Oficial da União.

As escolas e entidades beneficiadas também receberão manuais do educador para a orientação de coordenadores de turmas, alfabetizadores e tradutores-intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Para se beneficiar com a entrega dos livros, as escolas e entidades parceiras do Brasil Alfabetizado devem preencher, anualmente, o termo de adesão ao PNLA, que estará disponível na Internet, na página da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação.
MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO TERÃO RECURSOS PARA EVITAR PROBLEMAS COM A ÁGUA

Municípios localizados no Semiárido brasileiro receberão, em 2009, mais recursos para investir na construção de cisternas em escolas públicas municipais e levar água aos agricultores familiares. A meta é garantir aos alunos, além de uma educação de qualidade, a segurança alimentar e nutricional no ambiente escolar.

Serão aplicados nesta ação R$89,4 milhões, provenientes dos Programas Cisterna e reservatórios para agricultura familiar – conhecido como Segunda água. O objetivo é atender, com os dois programas, mais de 45.442 famílias do Semiárido. A água servirá para o consumo e para o cultivo de alimentos nas lavouras.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

“PACTUAÇÃO ENTRE MUNICÍPIOS E UNIÃO VAI PERMITIR MODERNIZAÇÃO DAS GESTÕES PÚBLICAS", GARANTE SALOMÃO

Após o encontro dos gestores públicos em Brasília, o prefeito de Janduís, Salomão Gurgel Pinheiro (PT), relatou que o evento foi um momento importante para os prefeitos brasileiros conhecerem melhor os projetos disponibilizados pelo Governo Federal e promoverem uma revolução nas gestões públicas municipais.

“São 147 programas do Governo Federal. E os prefeitos têm todo o respaldo do governo do presidente Lula para darem encaminhamento às políticas públicas e sociais que serão importantes para alavancar o crescimento dos municípios brasileiros”, destacou.

De acordo com Salomão Gurgel, os prefeitos devem compactuar com os propósitos do presidente Lula, promovendo ações efetivas para diminuir os índices de analfabetismo, reduzir a mortalidade infantil, fazer o registro civil de quem ainda não tem e fortalecer a agricultura familiar. Uma referência direta aos quatro pontos citados no discurso do presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Salomão define que esse é o momento dos prefeitos deixarem de lado as reclamações de quedas do Fundo de Participação e se engajarem nas políticas estruturantes do Governo Federal que serão determinantes para o desenvolvimento dos municípios. “Essa pactuação será determinante no combate à miséria e na criação de um sistema de geração de emprego e renda”, completa.

Ele cita o anúncio de medidas importantes assinadas pelo presidente Lula, como a MP que vai permitir o parcelamento dos débitos dos municípios com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em até 240 meses. No caso de Janduís, o prefeito lembra que, mensalmente, são descontados R$ 30 mil. Com a nova medida esse valor deve cair para pouco mais de R$ 5 mil.

Considera importante ainda o anúncio de que não haverá redução de investimentos, por parte do Governo Federal, nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Ele proferiu que os secretários municipais devem ficar antenados e afinados com as políticas sociais e de desenvolvimento do Governo Federal. “Todo secretário tem que ter conhecimento dos programas do Governo Federal. Caso contrário, não terá condições de tocar o trabalho nas secretarias”, afirmou. Ele informa que, retornando a Janduís, vai reunir todo o secretariado a fim de transmitir as informações repassadas durante os dois dias de encontro em Brasília.

“Modernizando a administração e pondo em prática os programas do Governo Federal, será possível marchar forte rumo ao desenvolvimento sócio-cultural de toda a nação”, frisou Salomão Gurgel.
FÁTIMA BEZERRA ELOGIA MEDIDAS ANUNCIADAS PELO PRESIDENTE LULA PARA AJUDAR MUNICÍPIOS

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) elogiou as medidas apresentadas pelo presidente Lula para tentar amenizar a crise nos municipios, gerada pelo furacão econômico mundial.

A primeira MP vai permitir o parcelamento em até 240 meses dos débitos dos municípios com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ou seja, os municípios terão até 20 anos para quitar seus débitos com o Instituto.

"Essa medida é fundamental, pois, só para ter uma idéia, a dívida dos municípios hoje com a Previdência chega a R$ 14 bilhões.", ressaltou Fátima Bezerra.

A outra Medida Provisória vai autorizar a regularização fundiária de áreas urbanas da Amazônia Legal.

Outra medida importante, segundo a deputada Fátima, é o anúncio da liberação de R$ 980 milhões do Pro-vias, por meio de linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para que os municípios financiem a compra de máquinas, veículos e outros equipamentos.

No encontro, os gestores receberam o Catálogo de Programas do Governo Federal Destinados aos Municípios e o Guia Básico para Gestão nos Municípios: Orientações para o Gestor Municipal - Início de Mandato.

"Esse Guia é importante para informar os gestores sobre os programas do governo federal e de como captar recursos para a implementação de políticas públicas municipais", destacou.

Fátima anfitriou inúmeros prefeitos potiguares como é o caso de Salomão Gurgel de Janduis e Edmilson Fernandes de Antônio Martins.

DEPUTADA PETISTA DISCUTE ELEIÇÕES 2010 COM PREFEITOS

De forma paralela ao encontro de prefeitos realizado em Brasilia, a deputada Fátima Bezerra (PT-RN) recebeu em seu gabinete os prefeitos de Janduís, Salomão Gurgel, e de Antônio Martins, Edmilson Fernandes. No encontro, foram discutidas as estratégias políticas para as próximas eleições.Durante a conversa, é consenso entre os três que o Partido dos Trabalhadores deve demarcar a eleição no Rio Grande do Norte a partir da disputa presidencial. "Considero a disputa à presidência da República uma realidade que não pode ser desconsiderada em nosso Estado", ressaltou Fátima.

Matéria publicada no Giro pelo Estado
SECRETÁRIO PARTICIPA DE REUNIÃO NA COMUNIDADE RIACHO DA SERRA

Em reunião realizada na comunidade de Riacho da Serra, o Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Francisco Almeida Neto, prestou esclarecimentos sobre recuperação de poço tubular, danificado no período das chuvas, e sobre a instalação de mais quatro poços que já estão no aguardo de equipamentos para serem instalados.

Além de Almeida, o encontro contou com a presença do Coordenador de Agricultura, Dário Arruda, e da Presidente da Associação Comunitária do Riacho da Serra, Silvana Hipólito e demais integrantes da associação.

O Secretário de Agricultura e Recursos hídricos aproveitou o momento para fazer a entregar a relação dos produtores, daquela localidade, que serão beneficiados com o programa Corte de Terras e sobre o Garantia-Safra 2007/2008 que em 2009 assegurou o pagamento do benefício a 286 agricultores.
Na foto: Silvana Hipólito recebe relação de produtores beneficiados com o corte de terras
CHÁ DA TARDE REÚNE IDOSOS E APRESENTA METAS PARA 2009

A Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social realizou na última semana o primeiro “Chá da Tarde” de 2009.

Na ocasião, a Coordenação de Políticas Públicas para Idosos, Adolescentes, Crianças e Portadores de Necessidades Especiais apresentou o plano de trabalho para o corrente ano.

A Coordendora Sineide Régis destacou que está motivada e pretende realizar um grande trabalho a frente dessa nova função.

O ato festivo também contou com a participação do Prefeito Salomão Gurgel que, entre outras coisas, enfatizou que em Janduís a Administração realiza um trabalho no sentido de valorizar os idosos e promover sua integração social.

Na ocasião, alguns idosos aproveitaram a oportunidade para falar sobre sua satisfação com o trabalho desempenhado pela Prefeitura.

Dona Bilia ressaltou sua satisfação com o trabalho realizado pela Administração Municipal. Já dona Ozelita aproveitou a oportunidade para recitar poesias.

O chá da tarde também contou com apresentações culturais da Cia. de Artes Filhos do Sol e um recital de poesia do artista Lázaro Roberto, do grupo Balai de Arte.

Os idosos também receberam brindes como porta-retratos e mensagens de auto-estima, fabricados pela Coordenadora Sineide Régis e pelo artista Lázaro Roberto.
SAÚDE ALERTA SOBRE IMPORTÂNCIA DE BRINCAR CARNAVAL COM SEGURANÇA

Com a proximidade das folias carnavalescas, cresce o risco de doenças sexualmente transmissíveis. Para orientar melhor a comunidade sobre a importância da prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico promove, desde o último dia 10, uma série de “rodas de conversas” com a comunidade a fim de orientar a respeito da importância da prevenção.

A equipe da saúde já se reuniu com os representantes dos blocos carnavalescos de Janduís. Ocasião em que fez a distribuição de preservativos e orientou sobre a importância de brincar o carnaval com responsabilidade. O mesmo trabalho foi feito com a classe desportista, dia 11, na quadra de esportes de Janduís.

Hoje, dia 12, acontece uma exposição, ao lado da praça Santa Teresinha, com a equipe da Secretaria fazendo a entrega de preservativos e conversando com a comunidade sobre o assunto.
Na Administração do Prefeito Salomão Gurgel, o trabalho de educação em saúde vem garantindo melhora considerável na vida dos janduienses. Frequentemente, são realizadas orientações sobre problemas de saúde que, com o trabalho preventivo, garantem mais saúde para o cidadão.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

SALOMÃO GURGEL CONFIRMA PARTICIPAÇÃO NO ENCONTRO NACIONAL DOS PREFEITOS

Semana começa com expectativa de encontro de Lula com os prefeitos

Confira matéria no GIRO PELO ESTADO

O Prefeito de Janduís, Salomão Gurgel Pinheiro, participa, terça e quarta-feira, do Encontro Nacional dos Prefeitos e Prefeitas, que será realizado no Centro de Convenções Ullysses Guimarães, em Brasília-DF.

Confira a programação de terça-feira:

14h - Abertura:
Luiz Inácio Lula da Silva - Presidente da República.

José Múcio Monteiro Filho - Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

Ministros de Estado.

José Roberto Arruda - Governador do Distrito Federal.

José do Carmo Garcia - Presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM).

Paulo Ziulkoski - Presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

João Paulo Lima e Silva - Presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Antonio Francisco de Lima Neto - Presidente do Banco do Brasil.

Maria Fernanda Ramos Coelho - Presidente da Caixa Econômica Federal.

Luciano Coutinho - Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Ubiratan Aguiar - Ministro Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU).

Jorge Gerdau - Conselheiro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo Federal e presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo (MBC).

Victor José Faccioni - Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON).

17h - 1º Painel Plano de Desenvolvimento da Educação e Mais Saúde.
Palestrantes:
Fernando Haddad - Ministro da Educação.
José Gomes Temporão - Ministro da Saúde.

Depoimento de Prefeitos sobre experiências municipais bem sucedidas.

19h – Coquetel oferecido pelo Banco do Brasil.
SEMTHAS PREPARA CARNAVAL DOS IDOSOS

Com o intuito de resgatar os antigos carnavais, a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, através da Coordenação de Políticas Públicas para os Idosos e Portadores de Necessidades Especiais, vai realizar o Carnaval dos Idosos.

O objetivo do projeto é reviver os antigos bailes e merchinhas carnavalescas promovendo o bem-estar e inclusão social dos idosos.

No Carnaval dos Idosos também serão realizadas oficinas manuais para a fabricação de peças características do carnaval como colares, máscaras e enfeites com a meta de desenvolver as habilidades manuais dos idosos de Janduís.

Na programação, o cortejo de carnaval sai da sede da SEMTHAS acompanhado da banda de música de Campo Grande até a praça Santa Teresinha. Haverá ainda a escolha do rei e da rainha da 3ª idade, do casal mais animado e o melhor caracterizado. Além dos idosos de Janduís, o Carnaval dos Idosos de Janduís deve contar com a presença dos idosos de Campo Grande e de Messias Targino.
"FILHOS DO SOL" COMPLETAM DOIS ANOS DE FUNDAÇÃO

A Cia. de Artes Filhos do Sol completou dois anos de existência neste domingo. O grupo foi fundado dia 08 de fevereiro de 2006.

A ideia dos fundadores (Daniel Vieira, Rogério Silva e Kinho Araújo) era de formar um grupo cultural que desenvolvesse atividades voltadas à comunidade.


De acordo com o blog dos Filhos do Sol, a construção de trabalhos sócio-culturais e um sentimento de irmandade com os outros grupos culturais de Janduís foram prioridade nesses dois anos de existência. Hoje, a companhia conta com oito membros ativos e um inativo.

O Janduís Online parabeniza os Filhos do Sol pelo aniversário e deseja sucesso nessa jornada.
ESCOLAS MUNICIPAIS TÊM ATÉ MARÇO PARA INFORMAR DADOS DOS ALUNOS

Começou dia 02 de fevereiro a coleta de informações sobre a movimentação (permanência, transferência ou abandono) e rendimento (aprovação ou reprovação) dos alunos da Educação Básica referentes ao ano letivo de 2008. O prazo para as escolas informarem esses dados para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vai até 15 de março.

A partir desses dados são gerados os indicadores educacionais e são calculadas estatísticas básicas da educação nacional.

Além disso, as informações sobre aprovação e reprovação escolar são utilizadas também no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um importante indicador da qualidade do ensino, que serve como condutor de políticas públicas educacionais e de referência para destinação de recursos federais para a educação.

Assim, as escolas que não informarem ao Inep a situação de seus alunos ficam fora dos indicadores educacionais e não têm seu Ideb calculado.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA SEMANA PEDAGÓGICA

Divulgada a programação cultural da XVII Semana Pedagógica, que será realizada entre os dias 9 e 13 de fevereiro, no Jardim-Escola Creche Tia Alice.

A Cia. de Artes Filhos do Sol vai apresentar o texto "Escola do Pesadelo Versus a Escola dos Nossos Sonhos. A Cia. Brincantes do Sertão e o Grupo Ritmo's farão coreografias e os artistas populares Heleno Emiliano e Pablo Vinícius recitarão "Poesias Cantantes".
BUCA DANTAS CONCLUI FILMAGENS DE "PERDIÇÃO"
Perdição, drama, ciúme e tragédia

Inspirado na peça "O Fuxiqueiro", de Berg Bezerra, da Companhia Cultural Ciranduís, o filme Perdição traz às telas de cinema uma tragédia de amor. Pretinha (Titina Medeiros) é casada com um sertanejo de muito respeito na cidade, o Zé Tibúrcio (Dadá Capoeira), mas com a chegada do "brincante" Ramón (Rodrigo Diaz) à cidade, a relação do casal fica abalada e aparecem as primeiras cenas de ciúme.

Acontece que o disse-me-disse vai acabar em tragédia. O filme conta ainda com a participação das atrizes Tony Silva, no papel de Zulmira e Joriana Pontes, como Lalá - a melhor amiga de Pretinha, além de moradores e artistas da cidade de Janduís.

O filme, idealizado pela equipe Cinema Processo, finalizou as gravações no último fim-de-semana, fechando a etapa que teve início em novembro de 2007.

Perdição, que já foi anunciado em malas-diretas da Funarte e Ministério da Cultura, levou para Janduís oficinas e vivências com vários artistas, entre eles Henrique Fontes (preparação de elenco), Geraldo Cavalcanti (roteiro), Grupo Candombe + Daniel e Daniela Diaz, da Argentina, o grafiteiro Marcelo Amarelo e a dançarina Cláudia Albano.

Todos os participantes diretos e indiretos contribuíram decisivamente para que o filme se tornasse uma realidade. A equipe técnica conta com a participação de Matyeu Duvignaud (diretor de fotografia), Cácio Santos (figurino), Woldney Ribeiro (cenografia), Alanny Brito e Cristina Simon (produção).

A trilha sonora deve ser composta pelo cantor Babal em parceria com músicos da própria cidade de Janduís, entre eles Marcos Lima, músico que cativou o colega Daniel Diaz, professor da Universidade de Córdoba, na Argentina, que esteve em Janduís conferindo o Cinema Processo e que a visita resultou num convite para realização de um novo filme posteriormente.

O filme é uma realização da Companhia Cultural Ciranduís, vencedora do Prêmio Miriam Muniz-Minc/2007 e do diretor Buca Dantas (Micro Mundo/8723 cine), que juntos buscam interagir unindo o teatro de rua e o cinema independente, marca de cada um.

Cinema Processo
Criado para possibilitar a realização de obras cinematográficas em regiões nas quais essa atividade seja incipiente ou inexistente, o Cinema Processo é movimento que envolve a tríade artistas + alternativa técnica + pesquisa estética.

Aliando conceitos de linguagem cinematográfica, mais economia solidária e protagonismo local tem como meta a realização de filmes a partir dos saberes locais. O Cinema Processo trabalha com os artistas e habitantes de uma determinada localidade contando uma história de sua autoria em forma de cinema.

O movimento/grupo surgiu em 2006 com a realização do filme "Viva o Cinema Brasileiro!", gravado em Santa Cruz/RN e região, filme que somente agora, reeditado para um curta-metragem, iniciou sua carreira em festivais, sendo exibido em dezembro de 2008 no 16º Festival de Teresina/PI e já pré-inscrito em vários outros eventos cinematográficos.

Perdição foi apoiado pela Prefeitura Municipal de Janduís, Agência Cultural do Sebrae, Fundação José Augusto, Secretaria Estadual de Reforma Agrária, Interfilmes e de profissionais da área.

Matéria publicada no caderno UNIVERSO do jornal O MOSSOROENSE

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

SALOMÃO ESPERA COERÊNCIA DAS BASES QUE FORMAM GOVERNO LULA NAS ELEIÇÕES DE 2010

Ele ressalta o papel da Governadora Wilma como articuladora dos partidos aliados da base do Governo Lula

O Prefeito de Janduís Salomão Gurgel (PT) disse esperar coerência por parte dos partidos que formam a base do Governo do Presidente em 2010.

Ele fez essa declaração no Jornal de Hoje, de 03 de fevereiro de 2009, reforçando que essa é uma tese defendida pelos principais dirigentes políticos do Rio Grande do Norte, como a Deputada Federal Fátima Bezerra e o Deputado Estadual Fernando Mineiro.

“É importante manter a aliança entre os partidos que formam a base do Governo Lula. Nessa discussão, o Partido dos Trabalhadores vai preparar seu plano de Governo para o Rio Grande do Norte. Nosso pensamento é lançar candidaturas para todos os cargos e manter a coerência de uma aliança forte em prol das melhores propostas para governar o nosso Estado”, declarou.

Salomão Gurgel entende que é importante manter a aliança que aponte o melhor nome para a sucessão federal. “E que esse mesmo propósito seja repetido no Rio Grande do Norte”, completa, assinalando que o nome da Ministra-Chefe da Casa Civil Dilma Roussef surge como prioridade para o projeto nacional do Partido dos Trabalhadores.

Ele ressalta o papel da Governadora do Estado Wilma Maria de Faria (PSB), aliada de primeira hora do Governo Lula, que deverá liderar o trabalho de formação dessa aliança em terras potiguares. “Ela é uma política experimentada e já tem preferência por fazer aliança com as forças do Governo Federal”, ressaltou Salomão Gurgel.
SEMANA PEDAGÓGICA VAI TRABALHAR O TEMA DA INCLUSÃO

O Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Antônio Cácio dos Santos, anunciou o tema da XVII Semana Pedagógica, que será realizada entre os dias 9 e 13 de março: “Caminhos da Inclusão: Construindo Educação de Qualidade e uma sociedade para todos”.

Na Semana Pedagógica serão realizadas mesas redondas, oficinas e palestras para um público de 150 professores da rede de ensino municipal. Os professores das redes estadual e privada também serão convidados a participar do evento educacional, tendo em vista a amplitude do tema que será discutido durante toda a semana.

“Será um momento onde os professores farão um estudo sobre essa temática com o intuito de absorver conhecimentos e trazê-los para a sala de aula, enriquecendo o trabalho educacional do Município”, declarou Cácio Santos.

Outro estudo importante que será debatido durante a Semana Pedagógica será o da cultura afro-brasileira e indígena. Haverá ainda palestras sobre Interdisciplinaridade e oficinas de auto-estima para os professores. “Também vamos discutir a participação da família da escola, pois acreditamos que é preciso integrar ainda mais os pais dos alunos”, completou.

A Semana Pedagógica está sendo trabalhada de acordo com o Plano de Ações Articuladas (PAR) e o Compromisso Todos Pela Educação do Governo Federal. O ano letivo, em Janduís, tem início dia 17 de fevereiro.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

SALOMÃO APRESENTA SECRETARIADO E DESTACA MODERNIZAÇÃO NO TRABALHO ADMINISTRATIVO

Participação maciça da comunidade demonstrou confiança no trabalho realizado pelo Poder Público Municipal

O Prefeito Salomão Gurgel Pinheiro apresentou à população o secretariado para o seu segundo mandato consecutivo a frente da Prefeitura de Janduís.

A reunião, realizada na Casa da Música, teve grande participação popular. Cerca de 400 pessoas conheceram os novos secretários e ouviram as propostas de Salomão para esse novo mandato.

Dentre as prioridades, Salomão elegeu a educação como um setor onde deve ser feito um trabalho amplo para melhorar, ainda mais, os índices educacionais e reduzir consideravelmente o analfabetismo entre jovens e adultos. Ele destacou o empenho da Administração em garantir o pagamento do piso nacional do magistério, complementado com recursos próprios.

Como contrapartida, o Prefeito pediu que cada professor abrace a causa da educação em Janduís. “Queremos reduzir nossa taixa de analfabetismo em 5% ao ano”, proclamou.

Na saúde, Salomão considerou que o trabalho vem sendo realizado a contento e que o Município conseguiu, nos últimos quatro anos, fazer um grande trabalho preventivo e educacional, melhorando a qualidade de vida do cidadão janduiense. “Já conseguimos realizar um grande trabalho na saúde e nossa meta e continuar esse serviço ampliando a assistência ao nosso cidadão”.

A ação social ganhou outro aspecto na gestão de Salomão Gurgel. A Secretaria passou a investir na qualificação profissional, com cursos de pedreiro, corte e costura e artesanato, que deve se intensificar nos próximos quatro anos. A habitação, segundo Salomão, deverá dar um salto qualitativo com a redução consistente do déficit habitacional. “O setor de construção civil, além de garantir a casa para nossa população mais carente, dá trabalho e renda para a nossa comunidade”, afirmou.

O Prefeito também destacou o grande trabalho realizado nas secretarias de Administração e Finanças, em parceria com os setores contábil e jurídico. Ele destacou o plano de cargos, carreiras e salários já em vigor dos funcionários da saúde e da educação, declarando que, até meados de 2009, pretende estender esse direito aos demais funcionários da Prefeitura de Janduís.

“E no setor de finanças estamos conseguindo organizar nossas contas públicas, o que vem garantindo o pagamento em dia dos nossos funcionários e os investimentos necessários para o desenvolvimento de Janduís”. Para Salomão, a criação da Controladoria Geral do Município também será importante no processo de modernização da gestão pública em Janduís.

A agricultura será outra prioridade dessa administração. Salomão falou que continuará fazendo o corte de terras, o garantia-safra e a recuperação das estradas vicinais, como vem fazendo todos os anos. Ele adicionou que no setor habitacional a zona rural também será beneficiada. "Estamos trabalhando vários projetos para erradicar as casas de taipa e melhorar as condições de vida do homem do campo", salientou.

A Secretaria de Planejamento teve seu trabalho reforçado pelo Prefeito de Janduís, tendo em vista a gama de projetos em andamento no Município e a grande quantidade de convênios que devem ser firmados com Janduís nos próximos quatro anos. “E em parceria com as demais secretarias, a Infraestrutura terá papel importante no acompanhamento e fiscalização de nossas obras”, destacou.

E no setor ambiental, Salomão reforçou que Janduís será uma cidade cada vez mais arborizada e que o trabalho educacional junto a população será intensificado. “Janduís, hoje, é uma cidade consciente das questões ambientais. E estamos educando nossa população de que é preciso viver o hoje pensando no amanhã. Por isso, criamos essa Secretaria que vem realizando grande trabalho na nossa Janduís”, completou.

“Também criamos uma Secretaria de Governo que terá o papel de trabalhar em parceria com as demais secretarias. Acreditamos que com a soma de esforços de homens e mulheres, dessa sinergia, conseguiremos construir uma cidade melhor para cada cidadão janduiense”, finalizou Salomão Gurgel.
CONHEÇA A COMPOSIÇÃO DO NOVO SECRETARIADO

Secretaria de Governo: Lourinalda Almeida Gurgel
Secretaria de Planejamento: Karlmarx Gomes Bezerra
Secretaria de Administração e Recursos Humanos: Antônio Eudimar Gurgel
Secretaria de Finanças e Tributação: Marcosuel Vieira Arruda
Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e Meio-Ambiente, Urbanismo e Turismo (protempore): Antônio Cácio dos Santos
Secretaria de Saúde e Saneamento Básico: Lázaro Pereira de Araújo
Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social: Nailka Alencar Saldanha
Secretaria de Infraestrutura e Obras: Elvécio Gurgel de Sales
Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos: Francisco Almeida Neto
Controladoria Geral do Município: Francisco Gaspar Pinheiro Brilhante
PRORROGADAS INSCRIÇÕES PARA PROJOVEM URBANO

As inscrições no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), na modalidade ‘Urbano’ podem ser feitas até o dia 20 de março. Ao todo, 250 mil vagas estão disponíveis. A decisão foi tomada em reunião realizada em Brasília na semana passada com representantes de todas as unidades da federação.

Com a alteração, o calendário do programa também será modificado e o início das aulas para quem se inscrever no programa passará para 6 de abril.

ProJovemPodem participar jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o Ensino Fundamental. O objetivo do trabalho é reintegrar jovens na escola e no mercado de trabalho. Por conseqüência, a iniciativa traz desenvolvimento humano e o exercício efetivo da cidadania entre os jovens

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

JANDUÍS GARANTE PAGAMENTO DO PISO NACIONAL DOS PROFESSORES

Munícipio mostra firmeza e determinação, ao garantir pagamento do piso salarial

A Prefeitura de Janduís pagou os 2/3 do piso salarial nacional dos professores, aprovado pelo Congresso Nacional e ratificado em decisão liminar do Supremo Tribunal Federal.

O restante do piso será pago a partir de janeiro 2010, complementando o salário de R$ 950,00, além das vantagens. Em Janduís, os profissionais da educação já são beneficiados pelo plano de cargos, carreiras e salários. A Prefeitura agora se programa para o mês de fevereiro, quando entra em vigor o novo salário mínino de R$ 465,00.

O Município garantiu o pagamento graças ao empenho da Secretaria Municipal de Finanças e Tributos, Secretaria de Administração e Recursos Humanos, Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e Assessorias Contábil e Jurídica.

O novo secretário de Educação, Cultura e Desporto, Cácio Santos, teve papel importante no pagamento do piso. Durante todo o mês de janeiro, ele participou de fóruns estaduais e manteve contato direto com o setor financeiro e jurídico a fim de garantir que o pagamento fosse realizado.

Após a composição da planilha de cálculo foi verificado que os recursos deduzidos (20%) das fontes que constituem o fundo, não eram suficientes para garantir o pagamento da folha de pessoal destes profissionais.

Mesmo assim, o Município agrupou esforços efetuando a contrapartida com recursos próprios, realizando o pagamento integral dos 2/3.

O Secretário Municipal de Finanças e Tributação, Marcosuel Vieira Arruda disse que a Prefeitura está criando mecanismos para composição de reserva financeira, com o intuito de amparar os gastos do serviço público quando ocorrer queda no repasse.

Ele ainda informa que o prefeito Salomão Gurgel já determinou a criação de um fundo soberano, como forma de promover uma reserva de segurança para complemento de receitas quando os repasses forem insuficientes.

“Para garantia do pagamento do Piso foi necessário primeiro equilibrar as contas públicas e estabelecer um controle intenso para realização da contrapartida municipal sem comprometer o andamento das demais ações prioritárias do serviço público”, complementou o Secretário de Finanças.

Matéria publicada no Jornal de Fato, O Mossoroense, Blog de Suebster Neri

PREFEITO QUER EMPENHO DOS PROFESSORES NA MELHORA DOS ÍNDICES EDUCACIONAIS E REDUÇÃO DO ANALFABETISMO

Com a implantação do piso, a folha salarial dos profissionais do magistério teve um aumento de R$ 35.726,92, incluindo as obrigações sociais. Esse impacto será percebido com mais intensidade, próximo dia 10, com o pagamento do INSS.

Como exemplo, em Janduís, um professor de nível médio, que tem entre 10 e 15 anos de serviço, antes recebia em média R$ 598,84. Com o piso salarial, seus vencimentos saltam para R$ 960. Já um profissional docente com nível superior, entre 15 e 20 anos de serviços, que antes recebia R$ 832, 14, agora chega a receber R$ 1.288,18.

Como contra-partida para o pagamento do piso nacional dos professores, o Prefeito Salomão Gurgel pediu empenho da classe no sentido de melhorar os índices educacionais e reduzir o analfabetismo em Janduís. Salomão reforçou que pretende criar um plano municipal de alfabetização, que estima reduzir o analfabetismo de Janduís 5% ao ano.

“Esse é o grande desafio dessa gestão. Por isso, garantimos o piso nacional dos nossos professores. Acreditamos que um esforço conjunto poderá melhorar a educação de nossos jovens e adolescentes”, completou o Prefeito de Janduís. Ele justifica que a Prefeitura realizou um grande esforço para valorizar o profissional do magistério e, assim, construir uma educação referencial para o Município.
EMATER FAZ NOVO CADASTRO PARA COMPRA DIRETA EM FEVEREIRO
Em 2008, o programa investiu mais de R$ 55 mil em Janduís melhorando a renda do produtor rural

O Escritório da Emater em Janduís informa que, em fevereiro, tem início o cadastramento dos agricultores familiares para o programa Compra-Direta 2009. Edimilson José dos Santos, extensionista da Emater, informa que recursos da ordem dos R$ 20 mil estão assegurados para serem aplicados no programa.

Somente em 2008, o Compra-Direta investiu mais de R$ 55 mil, em Janduís, no período de março a dezembro. O Programa é executado pela Emater RN e constituído com recursos do MDS - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, em parceria com a Prefeitura de de Janduís e Fórum das Associações.

Edimilson informa que, ano passado o benefício atendeu mais de 2 mil pessoas, 38 agricultores familiares de diversas comunidades rurais. Dez entidades foram beneficiadas com os produtos do Compra Direta, como escolas estaduais e municipais, creche, grupo de idosos, hospital e Associação SantaTeresinha. Com o programa, foi constatada uma melhora na merenda escolar e aumento na renda dos agricultores, já que um dos objetivos do programa é agregar valor à produção.

Produtos entregues pelos agricultores familiares: queijos, doces, polpa de frutas, frutas da época (manga, caju, tamarindo, cajarana),carnes bovina e ovina, mel de abelha, bolos, batata doce, feijão verde, verduras, ovo caipira, rapadura de leite, galinha caipira e filé de peixe.